Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzzari, Eliane Fernandes
dc.contributor.authorFreitas, Ana Paula Paiva Pedroso Ramos de
dc.date.accessioned2025-06-10T17:25:28Z
dc.date.available2025-06-10T17:25:28Z
dc.date.issued2025-02-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17979
dc.description.abstractPartindo da premissa de que a escola é uma instituição que reflete a heteroglossia discursiva, marcada por diferentes ideologias, esta pesquisa objetiva identificar concepções de democracia e de educação em discursos publicamente circulados nos sites Brasil Paralelo e Brasil de Fato, e analisar suas possíveis implicações para a escola contemporânea. Os objetivos específicos são: i) identificar enunciados publicamente difundidos nos sites Brasil Paralelo e Brasil de Fato, que (re)velam concepções de democracia e do(s) papel/objetivos da educação; ii) investigar possíveis implicações dessas concepções de democracia (identificadas nas práticas discursivas), para a prática educativa. Trata-se de um estudo de relevância social, que interconecta questões de linguagem e educação aos estudos sociais, caracterizado como uma pesquisa interdisciplinar, exploratória, qualitativa e interpretativista (Denzin; Lincoln, 2006). Como um dos procedimentos metodológicos, optei pelas contribuições da etnografia digital (Coletiva Ciborga, 2022) para o levantamento de dados, para o qual utilizei as ferramentas de busca dos sites analisados, considerando publicações feitas entre janeiro de 2016 e dezembro de 2023. Para a busca, foram escolhidos oito critérios (descritores): democracia; democracia e educação; democracia e escola; gestão democrática; gestão escolar democrática; escola sem partido; escola cívico-militar; intervenção militar. Os links das postagens selecionadas foram organizados em planilhas sendo desconsideradas as repetições, ou aquelas que não apresentassem relação direta com os objetivos e interesses de pesquisa. Também realizei uma pesquisa bibliográfica para a produção de resenhas teóricas de modo a consubstanciar a análise dos dados obtidos no ciberespaço. Para a análise interpretativa, recorri aos estudos bakhtinianos (Brait, 2006, 2021a, 2023a, 2023b; 2023c; Bakhtin, 2018, 2022; Volóchinov, 2021; Azzari, 2017; Azzari, Andrade; Amarante, 2020), para tratar dialogicamente do discurso, e às contribuições de Apple et al. (2020), Saviani (2021), Freire (1998), Freire e Mendonça (2019), entre outros, para tratar de relações entre educação e democracia. Adotei também a visada decolonial (Nascimento, 2021; Queiroz, 2020; Mignolo 2003, 2008, 2017; Walsh, 2019) para abordar questões de linguagem e educação. Ao analisar as implicações desses discursos sobre educação e democracia para os contextos educacionais, este trabalho conclui que os discursos identificados e analisados contribuem, potencialmente, para constituição de pontos de vista manifestos no cotidiano social. Para tanto, observou-se prevalência de discursos que revelam uma noção rasa de democracia, distante do que Apple e Gandin (2020) chamam por noção densa de democracia, o que suscita reflexões sobre o lugar da escola no cenário contemporâneo e sobre os sentidos atribuídos à democracia no espaço escolar. Trata-se de um estudo ancorado em fatos sociais atuais, em meio a uma sociedade em que a democracia tem sido posta em risco, cotidianamente.pt_BR
dc.description.abstractStarting from the premise that the school is an institution that reflects discursive heteroglossia, marked by different ideologies, this research aims to identify conceptions of democracy and education in discourses publicly disposed on the websites Brasil Paralelo and Brasil de Fato, and analyze possible implications of such discourses for contemporary schools. Its specific objectives are: i) to identify statements publicly disseminated on the websites Brasil Paralelo and Brasil de Fato, which (reveal) conceptions of democracy and the role/objectives of education; ii) to investigate possible implications of these conceptions of democracy (identified in discursive practices) for educational practice. This is a study of social relevance, which interconnects issues of language and education with social studies, characterized as interdisciplinary, exploratory, qualitative and interpretive research (Denzin; Lincoln, 2006). As one of the methodological procedures, I opted for the contributions of digital ethnography (Coletiva Ciborga, 2022) for data collection, for which I used the search tools of the analyzed websites, considering publications made between January 2016 and December 2023. For the search, eight criteria (descriptors) were chosen: democracy; democracy and education; democracy and school; democratic management; democratic school management; non-party school; civic-military school; military intervention. The links to the selected posts were organized in spreadsheets, disregarding repetitions, or those that did not have a direct relationship with the research objectives and interests. I also carried out bibliographical research to produce theoretical reviews in order to substantiate the analysis of data obtained in cyberspace. For the interpretative analysis, I resorted to Bakhtinian studies (Brait, 2006, 2021a, 2023a, 2023b; 2023c; Bakhtin, 2018, 2022; Volóchinov, 2021; Azzari, 2017; Azzari, Andrade; Amarante, 2020), to deal dialogically with the discourse, and the contributions from Apple et al. (2020), Saviani (2021), Freire (1998), Freire and Mendonça (2019), among others, to address relationships between education and democracy. I also adopted the decolonial approach (Nascimento, 2021; Queiroz, 2020; Mignolo 2003, 2008, 2017; Walsh, 2019) to address issues of language and education. By analyzing the implications of such discourses for educational contexts, this work points out that the identified and analyzed discourses potentially contribute to the constitution of points of view which are manifested in everyday social life. To this end, there was a prevalence of discourses that reveal a shallow notion of democracy, that are far from what Apple and Gandin (2020) call a dense notion of democracy, which allows us to reflect upon the place of the school in the contemporary scenario and also to consider the meanings that are currently applied to democracy at schools. This study is grounded on current social facts, in the midst of a society in which democracy has been put at risk on a daily basis.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectBakhtinpt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDialogismpt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.titleSobre educação e democracia: um estudo a partir de discursos circulados nos sites Brasil Paralelo e Brasil de Fatopt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes5045192795013063pt_BR
puc.advisorLattes8492170739399317pt_BR
puc.refereeAndrade, Eliane Righi de
puc.refereeMor, Walkyria Maria Monte
puc.refereeLattes4261757516548164pt_BR
puc.refereeLattes5539890496701947pt_BR
puc.centerEscola de Linguagem e Comunicaçãopt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples