| dc.contributor.advisor | Doretto, Juliana | |
| dc.contributor.author | Morikawa, Marcelo Isamu Takatsu | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-10T17:30:41Z | |
| dc.date.available | 2025-06-10T17:30:41Z | |
| dc.date.issued | 2025-02-19 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17980 | |
| dc.description.abstract | Na América Latina, os jovens representam um dos setores mais vulneráveis ao empobrecimento e são
visíveis para as autoridades apenas em função dos problemas que representam, tendo poucas alternativas
de inserção econômica (Reguillo, 2003). Nesse sentido, Vitali (2022) atenta para o fato de as juventudes,
sobretudo as periféricas, ser ainda as primeiras afetadas pelas mudanças sociais contemporâneas, como
a precarização do trabalho e o aumento da insegurança. A definição de periferia, aliás, como região
urbana com pouco acesso a serviços, e onde vive a população de baixa renda, se estende além da
distância geográfica do centro, compreendendo também a ideia de exclusão social e de poder (Vitali,
2022). Essas comunidades são frequentemente retratadas de maneira preconceituosa na mídia, criando
um imaginário reducionista e preconceituoso sobre essas áreas, o que tem instigado um movimento de
valorização das periferias por meio de manifestações culturais e coletivos organizados por jovens,
incluindo aqueles voltados à comunicação (Nonato, 2018; Rovida, 2021). A presente pesquisa tem como
objetivo geral identificar de que maneira os jovens periféricos leitores da Agência Mural, um veículo de
jornalismo contra-hegemônico da Grande São Paulo, consomem conteúdo noticioso sobre as periferias
e quais sentidos são construídos no processo. Enquanto objetivos específicos, pretendeu-se compreender
as rotinas de consumo midiático desses jovens; investigar a possível influência que a Agência tem na
forma pela qual o seu público jovem enxerga as periferias; e discutir a importância da representatividade
das culturas juvenis periféricas no jornalismo, no sentido de promover movimentos de valorização das
periferias. O método adotado contempla uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade
semiestruturadas (Duarte, 2009) com nove participantes. Os resultados obtidos foram avaliados por
meio de técnicas de análise de conteúdo (Fonseca Junior, 2009) e nos mostraram que, para nossos
entrevistados, a produção noticiosa da Mural desempenha importante função na construção de sentidos
sobre as periferias, uma vez que traz narrativas e perspectivas de jovens que vivem os territórios. Essas
representações reforçam crenças e valores desses jovens leitores, que são atraídos ao conteúdo da
Agência porque ali encontram visões de mundo parecidas com as suas. Nesse sentido, os participantes
apontaram desafios no que diz respeito a aumentar o alcance do veículo entre os jovens das periferias,
uma vez que o hábito do consumo de notícias ainda é restrito àqueles que tiveram mais acessos a práticas
culturais e à educação. | pt_BR |
| dc.description.abstract | In Latin America, young people represent one of the most vulnerable groups when it comes about
chances of becoming under the poverty line, and many times they are visible to the authorities just due
to the social problems they represent, like the difficulty of getting a job (Reguillo, 2003). In this context,
Vitali (2022) also warns to the fact that they are the first group affected by the current social changes
such as employment level changes and the rising of violence, especially the periphery young people.
The definition of periphery, an urban area with lack of resources and access to public services where the
short-income people live, spreads beyond the geographic distance from the financial centers, also
reaching the notions of both social and power segregation (Vitali, 2022). Those communities are often
pictured with prejudice in Brazilian mainstream media, what leads to a prejudiced and reductionist
thinking about those regions, which has been instigating social movements committed to the sense of
periphery valuation through collectives and cultural expressions organised by peripheric young,
including those related do the communication area (Nonato, 2018; Rovida, 2021). This research has as
main objective to identify how the peripheric-young readers of Agência Mural – an independent press
vehicle based in Grande São Paulo peripheries – consume news contents about the periphery and which
meanings are built in this process. About the specific objectives, we intend to comprehend these young
people routines of media consumption; investigate if the Agência influences how young readers look to
the periphery; and discuss the importance of the young peripheric cultures representativeness in
journalism, aiming to promote periphery valuation movements. The method included qualitative
research with in-depth interviews (Duarte, 2009), where nine people participated. The results were
studied according to content analysis techniques (Fonseca Junior, 2009) and showed us that, to the
interviewed young, Mural’s contents have an important influence when it comes to building meanings
about the peripheries, since they bring perspectives from the young who live in these areas. These
representations strengthen the beliefs and values of these young readers, which are attracted to the
content from the vehicle because they meet thinkings which are similar when compared to theirs. The
interviewed young readers also pointed challenges when it comes to increasing the audience of Mural
among the peripheric young, since consuming news is still an habit just for those who had more access
to culture and education. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Jornalismo contra-hegemônico | pt_BR |
| dc.subject | Periferias | pt_BR |
| dc.subject | Juventudes | pt_BR |
| dc.subject | Agência Mural | pt_BR |
| dc.subject | Counter-hegemonic journalism | pt_BR |
| dc.subject | Suburbs | pt_BR |
| dc.subject | The young | pt_BR |
| dc.title | Juventudes, jornalismo e os sentidos sobre as periferias: um estudo com leitores da Agência Mural | pt_BR |
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 2150481638450173 | pt_BR |
| puc.advisorLattes | 4034826865768689 | pt_BR |
| puc.referee | Rovida, Mara Ferreira | |
| puc.referee | Andrade, Eliane Righi de | |
| puc.refereeLattes | 0386717909738343 | pt_BR |
| puc.refereeLattes | 4261757516548164 | pt_BR |
| puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
| puc.embargo | Online | pt_BR |
| puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |