Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Marcelo Pereira da
dc.contributor.authorSilva, Willian Lindolfo da
dc.date.accessioned2025-06-10T17:37:28Z
dc.date.available2025-06-10T17:37:28Z
dc.date.issued2025-03-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17981
dc.description.abstractO Brasil possui uma população significativamente idosa, que cresce a cada ano (IBGE, 2018). Contudo, esse segmento social é frequentemente tratado como declinante e recebe uma representação parcial, tanto em discursos quanto em práticas corporativas. Diante disso, surge a seguinte questão: de que maneira a população idosa da Região Metropolitana de Campinas percebe as políticas e estratégias de comunicação mercadológica e institucional de marcas e produtos em relação à sua representatividade e visibilidade como público consumidor? Nesse contexto, esta pesquisa analisou, com base em revisão bibliográfica, pesquisa de opinião qualitativa e quantitativa e análise de conteúdo, de que forma a cultura do consumo e a sociedade pós-moderna influenciaram as percepções e a construção da imagem da pessoa idosa. Além disso, atualmente-se o papel da comunicação organizacional, que pode tanto modificar quanto ser modificado pelas partes interessadas com os quais se relacionam. Os dados e informações encontradas revelaram diferentes perspectivas de pessoas idosas da Região Metropolitana de Campinas sobre as estratégias de comunicação mercadológica e institucional de marcas e produtos, bem como os sentidos construídos na relação entre esses elementos e a população 60+. Esta dissertação caracteriza-se como interdisciplinar, abrangendo os campos da comunicação, da linguagem, do consumo e da qualidade de vida da pessoa idosa no contexto líquido-moderno de consumo. Por fim, infere-se que os modos como marcas e organizações (re)tratam a pessoa idosa refletem o imaginário social predominante sobre esse grupo.pt_BR
dc.description.abstractBrazil has a significantly elderly population, which grows every year (IBGE, 2018). However, this social segment is often treated as declining and receives a partial representation, both in discourse and corporate practices. In light of this, the following question arises: how does the elderly population in the Metropolitan Region of Campinas perceive the marketing and institutional communication policies and strategies of brands and products in relation to their representativeness and visibility as a consumer audience? In this context, this research analyzed, based on a literature review, qualitative and quantitative opinion research, and content analysis, how the culture of consumption and postmodern society have influenced the perceptions and construction of the image of elderly individuals. Furthermore, the role of organizational communication is currently examined, as it can both modify and be modified by the stakeholders with whom it interacts. The data and information found revealed different perspectives from elderly people in the Metropolitan Region of Campinas about the marketing and institutional communication strategies of brands and products, as well as the meanings constructed in the relationship between these elements and the 60+ population. This dissertation is characterized as interdisciplinary, encompassing the fields of communication, language, consumption, and the quality of life of elderly individuals in the liquid-modern context of consumption. Finally, it is inferred that the ways in which brands and organizations (re)treat elderly individuals reflect the prevailing social imagination about this group.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectElderlypt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectOrganizationspt_BR
dc.titleConsumo, discurso e representação da pessoa idosa na comunicação organizacional: estudo de experiências, memórias e afetos na Região Metropolitana de Campinaspt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes8528684966463474pt_BR
puc.advisorLattes2011486771825354pt_BR
puc.refereeMariosa, Duarcides Ferreira
puc.refereeSantos, Protásio Cézar dos
puc.refereeLattes8846654409867605pt_BR
puc.refereeLattes8366575648240693pt_BR
puc.centerEscola de Linguagem e Comunicaçãopt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples