dc.contributor.advisor | Silva, Marcelo Pereira da | |
dc.contributor.author | Silva, Willian Lindolfo da | |
dc.date.accessioned | 2025-06-10T17:37:28Z | |
dc.date.available | 2025-06-10T17:37:28Z | |
dc.date.issued | 2025-03-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17981 | |
dc.description.abstract | O Brasil possui uma população significativamente idosa, que cresce a cada ano (IBGE,
2018). Contudo, esse segmento social é frequentemente tratado como declinante e recebe
uma representação parcial, tanto em discursos quanto em práticas corporativas. Diante
disso, surge a seguinte questão: de que maneira a população idosa da Região
Metropolitana de Campinas percebe as políticas e estratégias de comunicação
mercadológica e institucional de marcas e produtos em relação à sua representatividade e
visibilidade como público consumidor? Nesse contexto, esta pesquisa analisou, com base
em revisão bibliográfica, pesquisa de opinião qualitativa e quantitativa e análise de
conteúdo, de que forma a cultura do consumo e a sociedade pós-moderna influenciaram as
percepções e a construção da imagem da pessoa idosa. Além disso, atualmente-se o papel
da comunicação organizacional, que pode tanto modificar quanto ser modificado pelas
partes interessadas com os quais se relacionam. Os dados e informações encontradas
revelaram diferentes perspectivas de pessoas idosas da Região Metropolitana de Campinas
sobre as estratégias de comunicação mercadológica e institucional de marcas e produtos,
bem como os sentidos construídos na relação entre esses elementos e a população 60+.
Esta dissertação caracteriza-se como interdisciplinar, abrangendo os campos da
comunicação, da linguagem, do consumo e da qualidade de vida da pessoa idosa no
contexto líquido-moderno de consumo. Por fim, infere-se que os modos como marcas e
organizações (re)tratam a pessoa idosa refletem o imaginário social predominante sobre
esse grupo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Brazil has a significantly elderly population, which grows every year (IBGE, 2018). However, this
social segment is often treated as declining and receives a partial representation, both in
discourse and corporate practices. In light of this, the following question arises: how does the
elderly population in the Metropolitan Region of Campinas perceive the marketing and
institutional communication policies and strategies of brands and products in relation to their
representativeness and visibility as a consumer audience? In this context, this research
analyzed, based on a literature review, qualitative and quantitative opinion research, and
content analysis, how the culture of consumption and postmodern society have influenced the
perceptions and construction of the image of elderly individuals. Furthermore, the role of
organizational communication is currently examined, as it can both modify and be modified by
the stakeholders with whom it interacts. The data and information found revealed different
perspectives from elderly people in the Metropolitan Region of Campinas about the marketing
and institutional communication strategies of brands and products, as well as the meanings
constructed in the relationship between these elements and the 60+ population. This
dissertation is characterized as interdisciplinary, encompassing the fields of communication,
language, consumption, and the quality of life of elderly individuals in the liquid-modern context
of consumption. Finally, it is inferred that the ways in which brands and organizations (re)treat
elderly individuals reflect the prevailing social imagination about this group. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Representatividade | pt_BR |
dc.subject | Organizações | pt_BR |
dc.subject | Communication | pt_BR |
dc.subject | Elderly | pt_BR |
dc.subject | Consumption | pt_BR |
dc.subject | Representation | pt_BR |
dc.subject | Organizations | pt_BR |
dc.title | Consumo, discurso e representação da pessoa idosa na comunicação organizacional: estudo de experiências, memórias e afetos na Região Metropolitana de Campinas | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 8528684966463474 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 2011486771825354 | pt_BR |
puc.referee | Mariosa, Duarcides Ferreira | |
puc.referee | Santos, Protásio Cézar dos | |
puc.refereeLattes | 8846654409867605 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8366575648240693 | pt_BR |
puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |