• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

The interface between Master Plan and Educating Cities: an alternative for planning post-pandemic cities

Autor
Simon, Laura Panetto
Farah, Ana Paula
Merlin, José Roberto
Data de publicação
//2021
Tipo de conteúdo
Artigo
Programa de Pós-Graduação
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

This research seeks to understand the possibilities of qualitative urban changes in urban space, which municipal master plans can enhance through the application of precepts outlined by the 2030 Agenda and educating cities according to the International Association of Educating Cities, conceived after the COVID-19 pandemic. Initially, this study presents and expands the tacit and informal knowledge that transforms the adjuvant urban space into the informal education process, complementary to the explicit knowledge that the official curriculum contents address. It shows that urban space, as a social instance, extrapolates its physical materiality and contains symbols and signs that enable rereading the culture that built it, also revealing historical moments and techniques that have transformed it over time, making the city an enormous classroom, decisively inducing the construction of citizenship. It evidences the advantages of treating the city planning and management from the standpoint of education for all, touching on social encounters as a way to promote alterity, politicize urban life, and exchange knowledge, noting that the Brazilian Federal Constitution requires public participation in the very preparation of master plans. Methodologically, the research supports all knowledge made explicit, presenting references from several renowned authors, and evidences some singularities of the spaces regarding the coexistence in the urban environment. During and after the pandemic, the municipal master plan, taking space as a social instance that educates for sustainability, as proposed in the 2030 Agenda, will assuredly be one of the structuring axes of quality of life in the post-pandemic period.

 

Esta pesquisa procura compreender as possibilidades de transformações urbanísticas qualitativas no espaço urbano, que podem ser potencializadas pelos planos diretores municipais, através da aplicação de preceitos enunciados pela Agenda 2030 e pelas cidades educadoras conforme Associação Internacional das Cidades Educadoras, pensadas no tempo subsequente a pandemia gerada pelo Covid-19. No primeiro momento são expostos e ampliados os conhecimentos tácitos e informais que transformam o espaço urbano coadjuvante no processo de educação informal, complementar ao saber explícito tratado pelos conteúdos curriculares oficiais. Demonstra que o espaço urbano como instância social, extrapola sua materialidade física e contém símbolos e sinais que possibilitam a releitura da cultura que o construiu, revelando ainda momentos históricos e técnicas que o transformaram no decorrer do tempo, fazendo da cidade uma enorme sala de aula, induzindo decisivamente a construção da cidadania. Evidencia as vantagens de se tratar o planejamento e a gestão da cidade sob a ótica da educação para todos, tangenciando os encontros sociais como forma de promover a alteridade, politizar a vida urbana e trocar conhecimentos, lembrando que a Constituição Federal exige a participação popular na própria elaboração dos planos diretores. Metodologicamente, a pesquisa sustenta todo o conhecimento explicitado, apresentando citações de inúmeros autores consagrados e evidencia algumas peculiaridades dos espaços em relação a convivência no ambiente urbano. Durante e após a pandemia, o plano diretor municipal, tomando o espaço como instância social que eduque pela sustentabilidade como proposto na Agenda 2030, indubitavelmente, será um dos eixos estruturantes da qualidade de vida, no período pós-pandemia.

 
Palavras-chave
Municipal Master Plan
Educating Spaces
Urban Environmental Guidelines
Plano diretor municipal
Espaços educadores
Diretrizes ambientais urbanas
Linguagem
Inglês
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião