• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A IMPLICAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA – a experiência da disciplina Projeto Patrimônio na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas

Autor
Farah, Ana Paula
Merlin, José Roberto
Mainieri, Pedro Paulo de Siqueira
Leme, Roberto Silva
Data de publicação
//2018
Tipo de conteúdo
Artigo
Programa de Pós-Graduação
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

Este artigo visa explanaras experiências da disciplina de Projeto Patrimônio ministrada na FAU-PUC-Campinas, que busca consolidar a práxis entre o desenho e o instrumental teórico para procedimentos propositivos na área de projetos de intervenção, inserindoum novo artefatode forma a dialogar com o território historizado. A área trabalhadaéo Complexo Ferroviário de Campinas, cuja implantaçãosegmentou a cidade em duas partes. Respeitando o território consolidado, investigam-se as relações entre o ambiente construído preexistente e a intervenção edilícia contemporânea, tendo como proposta, reunificar a malha urbana da cidade. As proposições são estruturadas em dois blocos: a aplicação de correntes teóricas contemporâneasdo campo disciplinar do restauroe o entendimento relevante do território consolidado, através de pesquisas e investigaçõesque subsidiam a conformação espacial.Compreende-seconfigurações espaciais pormenorizadas, relevando-se as questões urbanas pertinentes ao Complexo e os desenhos adequados para integrar espacialmente entre si seus diversos edifícios.Pesquisas sobre projetos urbanos são realizadas para subsidiar conceitos acerca de qualidades espaciais para criar referências e repertórios entre os estudantes. Evidenciam-se configurações adequadas entre a preexistência e a intervenção contemporânea, buscando a integração com o entorno, aventando a cidade como um organismo coeso, capaz de superar os obstáculos desta cicatriz urbana.

Palavras-chave
Campo disciplinar do restauro
Ensino
Intervenção contemporânea em área de valor histórico-cultural
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião