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dc.contributor.authorBarbosa, Andreza
dc.contributor.authorFernandes, Maria José Da Silva
dc.contributor.authorAguiar, Thiago Borges de
dc.contributor.authorPucci, Renata Helena Pin
dc.date.accessioned2025-06-12T18:41:32Z
dc.date.available2025-06-12T18:41:32Z
dc.date.issued2025
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18027
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo compreender os usos do termo inovação no campo educacional brasileiro, a partir de uma perspectiva histórica, com foco na Educação Superior. Para tanto, discute-se os sentidos que este termo tem assumido no debate educacional, focando na Educação Superior brasileira. A partir de uma pesquisa bibliográfica, realizada com vistas a refletir sobre as representações de inovação, em uma perspectiva histórica até sua apropriação atual, observou-se que a inovação não é mais sinônimo de mudança educacional, pelo contrário, essa última só é considerada válida se for voltada à inovação. Isso porque a inovação na educação tem se constituído como um termo hegemônico, considerado como algo bom em si mesmo, o que coincide com uma perspectiva educacional tecnicista.
dc.publisherUniversidade Federal de Goiaspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInovação Educacional
dc.subjectEducação Superior
dc.subjectPolíticas Educacionais
dc.subjectTecnicismo Educacional
dc.title"Inovar é preciso": as mudanças educacionais e o imperativo da inovação na educação superior brasileirapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79553pt_BR


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