dc.contributor.author | Barbosa, Andreza | |
dc.contributor.author | Fernandes, Maria José Da Silva | |
dc.contributor.author | Aguiar, Thiago Borges de | |
dc.contributor.author | Pucci, Renata Helena Pin | |
dc.date.accessioned | 2025-06-12T18:41:32Z | |
dc.date.available | 2025-06-12T18:41:32Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18027 | |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo compreender os usos do termo inovação no campo educacional brasileiro, a partir de uma perspectiva histórica, com foco na Educação Superior. Para tanto, discute-se os sentidos que este termo tem assumido no debate educacional, focando na Educação Superior brasileira. A partir de uma pesquisa bibliográfica, realizada com vistas a refletir sobre as representações de inovação, em uma perspectiva histórica até sua apropriação atual, observou-se que a inovação não é mais sinônimo de mudança educacional, pelo contrário, essa última só é considerada válida se for voltada à inovação. Isso porque a inovação na educação tem se constituído como um termo hegemônico, considerado como algo bom em si mesmo, o que coincide com uma perspectiva educacional tecnicista. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Goias | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Inovação Educacional | |
dc.subject | Educação Superior | |
dc.subject | Políticas Educacionais | |
dc.subject | Tecnicismo Educacional | |
dc.title | "Inovar é preciso": as mudanças educacionais e o imperativo da inovação na educação superior brasileira | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79553 | pt_BR |