dc.contributor.advisor | Primi, Tatiana de Cassia Nakano | |
dc.contributor.author | Argento, Marco Antonio Brandini | |
dc.date.accessioned | 2025-07-17T18:10:04Z | |
dc.date.available | 2025-07-17T18:10:04Z | |
dc.date.issued | 2025-06-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18051 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação teve como objetivo desenvolver uma escala de rastreio de altas
habilidades/superdotação (AH/SD) do tipo artística e investigar suas propriedades
psicométricas iniciais. Cinco estudos foram desenvolvidos. O primeiro consistiu em uma
revisão sistemática sobre AH/SD artística, evidenciando a ausência de instrumentos no Brasil.
O segundo estudo resultou na construção de um protocolo de entrevista semiestruturada,
contendo 11 perguntas elaboradas com base no Modelo dos Três Anéis de Renzulli (habilidade
acima da média, motivação e criatividade). O terceiro estudo envolveu a aplicação desse
protocolo de entrevista a cinco artistas eminentes, visando conhecer comportamentos que, na
visão dos participantes, favoreciam o destaque em áreas artísticas, agrupados em aspectos
relacionados à competência técnica, dedicação, criatividade e fatores contextuais. No quarto
estudo, a partir dos dados coletados nos Estudos 1 e 3, foi elaborada uma versão inicial da
escala, com itens organizados nas dimensões de habilidade acima da média, envolvimento e
criatividade, contendo itens comuns e itens específicos para cada uma das nove áreas artísticas
englobadas no instrumento (teatro, dança, canto, instrumentos musicais, desenho, pintura,
escultura, literatura e composições musicais). Por fim, no quinto estudo, as evidências de
validade com base no conteúdo foram avaliadas, a partir do julgamento dos itens feito por
especialistas das áreas de Artes e Psicologia. Os resultados apontam que a escala apresenta
fundamentação teórica sólida e evidências psicométricas preliminares, o que configura a
presente pesquisa como uma importante contribuição para a identificação de talentos artísticos
no Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation aimed to develop a screening scale for artistic giftedness and to investigate its
initial psychometric properties. Five studies were conducted. The first consisted of a systematic
review on artistic giftedness, highlighting the absence of specific instruments in Brazil. The
second study resulted in the construction of a semi-structured interview protocol comprising 11
questions based on Renzulli's Three-Ring Conception of Giftedness (above-average ability, task
commitment, and creativity). The third study involved applying this protocol to five eminent
artists to identify behaviors that, according to the participants, contributed to their distinction
in artistic fields. These behaviors were grouped into aspects related to technical competence,
dedication, creativity, and contextual factors. In the fourth study, drawing on data from Studies
1 and 3, an initial version of the scale was developed. The items were organized into three
dimensions—above-average ability, involvement, and creativity—and included both general
items and domain-specific items for each of the nine artistic areas covered by the instrument
(theater, dance, singing, musical instruments, drawing, painting, sculpture, literature, and
musical composition). Finally, in the fifth study, content validity evidence was assessed through
expert judgment from professionals in the fields of Arts and Psychology. The results indicate
that the scale is grounded in a solid theoretical framework and presents preliminary
psychometric evidence, making this research an important contribution to the identification of
artistic talents in Brazil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | superdotação artística | pt_BR |
dc.subject | escala de rastreio | pt_BR |
dc.subject | criatividade | pt_BR |
dc.subject | avaliação psicológica | pt_BR |
dc.subject | talentos adultos | pt_BR |
dc.subject | artistic giftedness | pt_BR |
dc.subject | screening scale | pt_BR |
dc.subject | creativity | pt_BR |
dc.subject | psychological assessment | pt_BR |
dc.subject | adul | pt_BR |
dc.title | Escala de rastreio de talentos artísticos: construção e evidências psicométricas | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9890702335727987 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8092049870780985 | pt_BR |
puc.referee | Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo | |
puc.referee | Rondini, Carina Alexandra | |
puc.refereeLattes | 5057292997836738 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3934557874525508 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |