O acesso à educação de crianças migrantes e o desafio da pandemia
Autor
Galib, Carolina Piccolotto
Martin, Marina
Data de publicação
//2021Tipo de conteúdo
ArtigoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O objetivo 4 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, criada pela
Organização das Nações Unidas (ONU), trata do direito universal à educação. Além
disso, a Convenção sobre os Direitos da Criança, em seu artigo 28, dispõe que os
Estados Partes da Convenção devem atuar para reconhecer o direito à educação da
criança em igualdade de condições. No entanto, sabe-se que a criança migrante enfrenta
várias barreiras ao acesso à educação, as quais foram potencializadas durante a
pandemia do Covid-19. Assim, a presente pesquisa visa analisar as medidas tomadas no
Estado e no Município de São Paulo em relação à educação das crianças migrantes
durante esse período. Para tanto, utilizou-se da metodologia de pesquisa exploratória,
pautada na análise de documentos oficiais, além de pesquisa bibliográfica pertinente ao
tema. Foi verificado que houve um esforço estadual e municipal para garantir o acesso
da criança migrante em idade escolar à educação pública de qualidade em tempos de
pandemia.
Palavras-chave
ImigraçãoPandemia
Educação
Criança Migrante
