Convergência Entre Marketing e Sustentabilidade: Desafios de uma Relação Aparentemente Antagônica
Autor
Sugahara, Cibele Roberta
Silva, Luiz Henrique Vieira da
Benedicto, Samuel Carvalho De
Bittencourt, Josias Jacinto
Siani, Sergio Ricardo
Data de publicação
//2023Tipo de conteúdo
ArtigoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Nas empresas, a sustentabilidade no âmbito das atividades de marketing apresenta-se como um diferencial no mercado competitivo. O marketing verde aliado às ações de responsabilidade social permite o atendimento das expectativas dos consumidores com menor impacto ambiental. O método de pesquisa é exploratório com abordagem qualitativa. A convergência entre marketing e sustentabilidade possibilita às empresas a comunicação de suas práticas sustentáveis aos stakeholders. As pressões do meio ambiente como reflexo do crescimento populacional aliado ao consumo excessivo e a vantagem competitiva obtida com as práticas sustentáveis são fatores que motivam as empresas a reverem as suas ações integrando as questões ambientais. Conclui-se o marketing verde orienta o desenvolvimento de produtos ambientalmente responsáveis com benefícios tangíveis, bem como o comportamento de consumo para o alcance de vantagem competitiva
Palavras-chave
Marketing VerdeSustentabilidade
Vantagem Competitiva
