• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Obstáculos e benefícios na adoção de práticas de compras sustentáveis

Autor
Sugahara, Cibele Roberta
Jannuzzi, Celeste Aída Sirotheau Corrêa
Ferreira, Denise Helena Lombardo
Jacob, Antonio Aparecido
Data de publicação
//2021
Tipo de conteúdo
Artigo
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

A compra sustentável é uma importante ferramenta em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental e, no entanto, sua prática é relativamente reduzida no Brasil. Diante desse relevante cenário, o objetivo desta pesquisa é identificar os obstáculos e os benefícios na adoção de práticas de compras sustentáveis no sentido de verificar quais são os mais recorrentes. O método utilizado consiste em uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, cuja leitura dos dados é orientada pela análise de conteúdo. Com o estudo foi possível identificar que as barreiras financeiras geralmente constituem os principais obstáculos às compras sustentáveis, seguidas da incipiência de fornecedores preparados para atender a demanda de produtos e serviços sustentáveis. Os aspectos relacionados à motivação e cultura organizacional também compõem um conjunto de barreiras importantes e presentes na adoção das compras sustentáveis. Esse estudo evidenciou que a prática de compras sustentáveis pode ser dificultada por entraves como: o desconhecimento acerca do conceito de compras sustentáveis, a falta de informações sobre o mercado de produtos sustentáveis e a falta de conscientização dos envolvidos no processo. Por outro lado, benefícios significativos para a sociedade podem ser gerados ao se implantar as práticas de compras sustentáveis, tais como a redução do impacto ambiental, com efeitos positivos sobre a saúde e bem-estar; geração de emprego; aumento da conscientização sobre temas socioambientais pela comunidade local e ganho reputacional das organizações

Palavras-chave
Compras Sustentáveis
Consumo Sustentável
Produção Sustentável
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião