| dc.description.abstract | Uma nova realidade acometeu o sistema educacional com a pandemia Covid-19 alterando de forma significativa o
conviver social. As instituições de ensino superior reconhecem a necessidade de analisar os impactos de suas medidas no ensino remoto, no contexto da pandemia, que incidem em cada grupo de estudante, incluindo as pessoas com deficiência. Esforços que merecem especial atenção diante das potencialidades dessas pessoas, como cidadãos que buscam a construção de novas competências a partir do ensino superior. O Brasil não está isolado diante desse desafio, porém o desenvolvimento de relações inclusivas da pessoa com deficiência nas aulas e atividades educacionais remotas depende de adequações do ambiente virtual às características e estado de dificuldade dos alunos para o exercício da sua autonomia no processo de ensino e aprendizagem. Os relatos de experiência, apresentados neste artigo, apontam os desafios de aprendizagem de alunos com deficiências durante o ensino remoto na pandemia Covid-19. As aulas e atividades no ambiente remoto tiveram como cerne o estabelecimento de uma rotina de acompanhamento entre aluno, professor, monitores e um profissional especialista do programa de acessibilidade da instituição de ensino. Em um cenário como o apresentado, as intervenções para vencer as limitações como a construção de sentido aos textos, por falta de habilidade leitora e capacidade de abstração, tiveram sucesso. Uma rede de apoio colaborativa de profissionais mostra-se como uma medida importante para o acolhimento das peculiaridades dos alunos, especialmente no ensino remoto, e releva na prática o respeito às suas características individuais. | |