| dc.contributor.author | Sugahara, Cibele Roberta | |
| dc.contributor.author | Branchi, Bruna Angela | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Denise Helena Lombardo | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T19:26:13Z | |
| dc.date.available | 2025-09-09T19:26:13Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18581 | |
| dc.description.abstract | Tendo em vista a crise provocada pelo novo coronavírus no ano 2020, foi necessário que as escolas de vários níveis educacionais procurassem se adaptar ao novo desafio do ensino remoto. O objetivo deste artigo é relatar a experiência vivenciada pelos estudantes da disciplina Matemática Aplicada do curso de Administração no desenvolvimento de projetos aplicados à temática pandemia Covid-19. O procedimento técnico usado é o relato de experiência realizada no contexto das aulas e atividades remotas em uma Instituição de Ensino Superior privada da cidade de Campinas/SP com o uso das plataformas digitais Canvas e Teams. Os conteúdos da área de Administração predominantes foram aqueles de oferta e demanda e, na quase totalidade dos projetos, os conteúdos matemáticos abordados foram função linear e sistema de equações lineares. Os gráficos obtidos usando o Programa Microsoft Excel das funções Oferta, Demanda, Custo e Receita, bem como o ponto de interseção das funções Oferta e Demanda (Ponto de equilíbrio de Mercado), ou Custo e Receita (Ponto de equilíbrio Operacional) foram importantes para as análises realizadas pelos alunos. Os temas mais abordados pelos estudantes em seus projetos eram associados aos produtos álcool em gele máscaras. O trabalho realizado pelos alunos facilitou a compreensão dos conteúdos matemáticos e da Administração abordados e o conhecimento de outras áreas correlatas., além de debates no momento da apresentação | |
| dc.subject | Ensino e aprendizagem | |
| dc.subject | Conteúdos da Administração | |
| dc.subject | Conteúdos matemáticos | |
| dc.subject | Covid-19 | |
| dc.subject | Ensino remoto | |
| dc.title | Aplicações da Modelagem Matemática no Ensino Superior: uma Experiência com Desafios Relacionados à Pandemia da Covid-19 em um Curso de Administração de Empresas | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://brajets.com/brajets/article/view/803 | pt_BR |