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dc.contributor.authorSugahara, Cibele Roberta
dc.contributor.authorFerreira, Denise Helena Lombardo
dc.contributor.authorLourenço, Alvaro Poli
dc.date.accessioned2025-09-09T19:26:13Z
dc.date.available2025-09-09T19:26:13Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18591
dc.description.abstractOs portos possuem cada vez mais uma posição consolidada em virtude da vital importância na cadeia logística e comercial das nações. Após a expressiva concorrência apresentada com o decorrer da globalização trouxe como necessidade a melhora das ferramentas de gestão portuária. Dessa forma, a presente pesquisa pretende mostrar através da ferramenta Análise Envoltória de Dados, indicadores de eficiência de fatores como input/output. Dados os aspectos capacidade média de transporte por navio, número de contêineres transportados, idade média dos navios, número de chegadas ao porto e o tempo médio de atracação, a fim de estabelecer relações entre os 23 portos analisados com relação à fronteira de eficiência. Os resultados mostram uma disparidade significante entre as eficiências portuárias dos portos internacionais entre os modelos Constant Return Scale-CRS e Variable Return Scale-VRS. O top quatro dos portos eficientes em todas as análises foram Alemanha, Espanha, Bélgica e França. No entanto, pode-se perceber que o modelo VSR se mostrou menos eficiente frente ao CRS.
dc.subjectPortos internacionais
dc.subjectFronteira de eficiência
dc.subjectRanking
dc.subjectModelo CRS
dc.subjectModelo VSR
dc.titleUma análise da eficiência de portos europeus por meio da ferramenta análise envoltória de dadospt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/4085pt_BR


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