| dc.contributor.author | Sugahara, Cibele Roberta | |
| dc.contributor.author | Jannuzzi, Celeste Aída Sirotheau Corrêa | |
| dc.contributor.author | Sousa, José Eduardo de | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T19:27:06Z | |
| dc.date.available | 2025-09-09T19:27:06Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18615 | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho discorre sobre a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem. Discorre ainda sobre o uso de “metodologias ativas” como formas de aplicação desses conceitos nas atividades de ensino. Relata a experiência de um Curso de Administração de uma universidade brasileira na adoção de metodologia ativa, mais especificamente o método de ensino de Aprendizagem Baseada em Problema e Estudo de Caso (ABP/EC). Relata que o uso do método permite uma participação mais intensa e ativa dos alunos no desenvolvimento dos conteúdos e como esta prática fez com que estes se sentissem mais responsáveis pelos seus resultados. Conclui relatando que a adoção de uma metodologia ativa em cursos de Administração proporciona modificação na atitude do conhecer e o estabelecimento de consciência crítica do aluno. | |
| dc.subject | Ensino | |
| dc.subject | Aprendizagem baseada em Problemas | |
| dc.subject | Metodologia Ativa | |
| dc.subject | Administração | |
| dc.title | O ensino-aprendizagem baseado em problema e estudo de caso num curso presencial de administração - Brasil | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://rieoei.org/RIE/article/view/1344 | pt_BR |