dc.contributor.author | Fletre, Cristiane | |
dc.date.accessioned | 2025-09-11T13:27:39Z | |
dc.date.available | 2025-09-11T13:27:39Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18749 | |
dc.description.abstract | Os observatórios de políticas públicas constituem um meio da sociedade obter mais transparência na tomada de decisões nas várias esferas da administração pública: União, Estados e Municípios. Quando desenvolvidos no âmbito de uma universidade como atividade de extensão, eles devem atender a alguns princípios. Em uma universidade, as atividades desenvolvidas no ensino, na pesquisa e na extensão devem ser indissociáveis, além de haver correlação com os projetos pedagógicos dos cursos e com o plano de desenvolvimento institu-cional da unidade em que elas estão sediadas. Ademais, há outros desafios como a avaliação da atividade de extensão e a transformação social desejada. Este artigo objetiva mostrar os desafios para a concepção de um observatório de políticas públicas em uma universidade com campus na Região Metropolitana de Campinas. As maiores dificuldades encontradas para a elaboração de um observatório como atividade de extensão estão relacionadas à sua essência como atividade de transformação social, considerando-se que o observatório prevê divulgação de conhecimento, e à sua avaliação, já que se trata de disponibilização de conhecimento, com efeitos dificilmente mensuráveis. | |
dc.subject | Indissociabilidade | |
dc.subject | Avaliação | |
dc.subject | Plano de Desenvolvimento Institucional | |
dc.subject | Projeto Pedagógico | |
dc.subject | Transformação Social | |
dc.title | A atividade de extensão e suas correlações institucionais os desafios de um observatório de políticas públicas | pt_br |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/16930 | pt_BR |