Responsabilidade social corporativa no segmento brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
Autor
Lobão, Raissa Caroline
Conti, Diego de Melo
Ferreira, Denise Helena Lombardo
Filho, Cândido Ferreira da Silva
Data de publicação
//2023Tipo de conteúdo
ArtigoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A responsabilidade social corporativa refere-se às ações e atitudes promovidas por
organizações no sentido de proporcionar retorno ambiental, econômico e social para o bem estar humano e da sociedade. Todavia, em setores intrinsecamente ligados a impactos
negativos, as práticas responsáveis do ponto de vista socioambiental apresentam
particularidades e são especialmente necessárias como parte do esforço para mitigar os
impactos causados pela atividade produtiva. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar
as ações de responsabilidade social de grandes empresas do segmento brasileiro de Higiene
Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), além das contribuições para a proteção do meio
ambiente, promoção do desenvolvimento social e comunitário, como parte da sua estratégia
competitiva e relacionamento com os seus stakeholders. A pesquisa se caracteriza como
exploratória e descritiva, pois foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico e
documental em websites corporativos e relatórios de sustentabilidade. Os resultados
contribuem para discussão teórica, além do aprimoramento de práticas corporativas. Corporate social responsibility refers to actions and attitudes promoted by
organizations in order to provide environmental, economic and social return for human and
society well-being. However, in sectors intrinsically linked to negative impacts, responsible
practices from a socio-environmental point of view have particularities and are especially
necessary as part of the effort to mitigate the impacts caused by the productive activity. Therefore, the objective of this study was to analyze the social responsibility actions of large
companies in the Brazilian segment of Personal Hygiene, Perfumery and Cosmetics (HPPC),
in addition to contributions to environmental protection, promotion of social and community
development, as part of of its competitive strategy and relationship with its stakeholders. The
research is characterized as exploratory and descriptive, as it was developed from a
bibliographical and documentary survey on corporate websites and sustainability reports. The
results contribute to theoretical discussion, in addition to the improvement of corporate
practices
Palavras-chave
Responsabilidade Social CorporativaHigiene Pessoal
