Responsabilidade social nas empresas do setor farmacêutico, brasileiras e estrangeiras, no brasil
Autor
Filho, Candido Ferreira da Silva
Benedicto, Samuel Carvalho de
Sugahara, Cibele Roberta
Georges, Marcos Ricardo Rosa
Data de publicação
//2019Tipo de conteúdo
ArtigoMetadados
Mostrar registro completoResumo
This article aims to identify how the concept of corporate social responsibility (CSR) is understood by companies in the pharmaceutical sector, to compare the communication of social responsibility by Brazilian and foreign companies, and to characterize the connection between social responsibility and business strategy. To that end, the concept of social responsibility and the articulation of social responsibility with business strategy are discussed. The methodology used in this study is exploratory, qualitative, and bibliographic, employing a bibliographical survey of projects, programmes and the results of social actions publicly available on the websites of companies in the Brazilian pharmaceutical sector, selected for this research. The results show that the companies studied, both national and foreign, use their corporate website to explain the actions of social responsibility. Critical aspects concern the identification of partners and the results of social responsibility projects and programmes, as well as the dissemination of sustainability reports. Moreover, the communication is not enlightening about the role of social responsibility and sustainability in the competitive strategy of companies in the sector O propósito do artigo é identificar a forma de apreensão do conceito de responsabilidade social pelas empresas do setor farmacêutico, comparar a comunicação da responsabilidade social das empresas brasileiras e estrangeiras, e caracterizar a articulação da responsabilidade social com a estratégia empresarial. Para tanto, discorre-se sobre o conceito deresponsabilidade social e a articulação da responsabilidade social com a estratégia empresarial. A metodologia utilizada se caracteriza como exploratória, qualitativa, e bibliográfica, cujo desenvolvimento acontece por meio de um levantamento bibliográfico em projetos, programas e resultados de ações sociais disponibilizados publicamente nos sites das empresas do setor farmacêutico brasileiro, selecionadas para a pesquisa. Os resultados revelam que as empresas estudadas, nacionais e estrangeiras, utilizam o site corporativo para explicitar as ações de responsabilidade social. Aspectos críticos dizem respeito à identificação dos parceiros e dos resultados dos projetos e programas de responsabilidade social e, também, à divulgação dos relatórios de sustentabilidade. Além disso, a comunicação não é esclarecedora acerca do papel da responsabilidade social e sustentabilidade na estratégia competitiva das empresas do setor
Palavras-chave
CommunicationPharmaceutical sector strategy
Social responsibility
Sustainability
Responsabilidade social
Sustentabilidade
Comunicação
Estratégia
Setor farmacêutico
