Distribuição de alimentos: estudo das estratégias de comercialização de hortigranjeiros
Autor
Filho, Candido Ferreira da
Data de publicação
//2005Tipo de conteúdo
ArtigoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O comércio atacadista e varejista de alimentos tem papel relevante dentro do sistema econômico. Todavia, a comercialização de alimentos, tanto no atacado como no varejo, tem sido uma questão pouco estudada até agora. Este trabalho tem como escopo estudar as estratégias de comercialização de hortigranjeiros. Verificou-se que os supermercados centralizam as compras de hortigranjeiros em um número reduzido de fornecedores, impõem preços, descontos e prazos de pagamentos aos atacadistas. Para alterar esse quadro, o atacado está adotando iniciativas como a adoção de embalagens apropriadas e a classificação objetiva dos hortigranjeiros The food who/esa/ing and retailing trade has an important role in the economic system. However, the commercialization of food in the wholesa/e and retail markets has not been analyzed in depth yet. This work has as target tà.study the commercialization of Horticultura/ products between the whosalers and retailers in the food markets. /t was verified that the supermarkets centralize their purchases in a sma/1 number of suppliers. As a result they are ab/e to impose their prices, discounts and pay periods to who/esa/ers. ln arder to change this picture, the wholesale market is adopting initiatives such as appropriate packing and better product classification system.
Palavras-chave
ComercializaçãoAtacado
Varejo
Abastecimento
Commercialization
Wholesaler market
Retail matet
Supply
