Mística ao pé da Árvore: elementos teopoéticos no canto dos escravizados de paulina Chiziane
Autor
Santos, Gustavo Ferreira dos
Mariani, Ceci Maria Costa Baptista
Data de publicação
//2022Tipo de conteúdo
ArtigoMetadados
Mostrar registro completoResumo
“Write yourself, Africa. Your history is a sealed chest awaiting your work.
Look at yourself in the mirror of heaven, in the mirror of God. Picture
yourself. Write yourself in true golden letters in the book of life” (Write
yourself). Nominated in 2005 for the Nobel Peace Prize, Mozambican
Paulina Chiziane is the first woman to have a novel published in her
country, and in her work she articulates an appeal for an Africa free from
the colonialisms that still figure in its social, political, economic and
even cultural structures. Her work can give not only a voice but a spirit
to the claim for freedom of her people. In her first and recent poetry
work The song of the slaves (2018), Chiziane calls on her people to unite
their voices for a life that reveres the sacred experience of their culture,
without the interferences and vilifications caused by the mystical and theological conceptions from European colonization. In dialogue with
the concept of “an open-eyes mysticism” by Johann Baptist Metz, under
the methodology of structural analogy, this article seeks to explore and
demonstrate in Chiziane’s work, the African theopoetic richness from
the most adequate and most neglected perspective throughout history,
that is, the voice of the children of Africa Escreve-te África. A tua História é um baú lacrado aguardando teu labor.
Mira-te no espelho do céu, no espelho de Deus. Retrata-te. Escreve-te
com verdadeiras letras de ouro no livro da vida» (Escreve-te). Indicada
em 2005 ao Prêmio Nobel da Paz, a moçambicana Paulina Chiziane é a
primeira mulher a ter um romance publicado em seu país, e articula em
sua produção um apelo por uma África livre dos colonialismos que ainda
hoje figuram em suas estruturas sociais, políticas, econômicas e mesmo
culturais. Sua obra é capaz de conferir não apenas voz, mas espírito ao
clamor por liberdade de seu povo. Em sua primeira e recente obra de
poesias, O canto dos escravizados (2018), Chiziane conclama seu povo
a unir suas vozes para uma vida que reverencie a experiência sagrada de
sua cultura, sem as interferências e vilipêndios causados pelas concepções
mística e teológica oriundas da colonização europeia. Em diálogo com
o conceito de «mística de olhos abertos» de Johann Baptist Metz, sob a
metodologia de analogia estrutural, este artigo busca explorar e demonstrar na obra de Chiziane a riqueza teopoética africana a partir da ótica
mais adequada e a mais negligenciada ao longo da história, isto é, a dos
filhos da África
Palavras-chave
Paulina ChizianeTheopoetics
Mystique
Africa
Decoloniality
Paulina Chiziane
Teopoética
Mística
África
Decolonialismo
