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Autorregulação da aprendizagem e autonomia promovidas em práticas educativas docentes de Relações Públicas

Autor
Nicoletti, Célia Christina de A. Padreca
Mendonça, Samuel
Data de publicação
//2024
Tipo de conteúdo
Artigo
Metadados
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Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com docentes e/ou coordenadores dos cursos de Relações Públicas de Instituições de Ensino Superior do Brasil, que buscou identificar se as práticas educativas podem ser ressignificadas por meio da promoção da autorregulação da aprendizagem e da autonomia do discente. A partir de uma revisão de literatura sobre o objeto de pesquisa, notou-se o ineditismo do artigo. A pesquisa foi qualitativa e considerou dados quantitativos ao descrever e analisar os dados empíricos coletados em campo, em duas etapas, utilizando dois instrumentos: (i) questionário estruturado com 20 questões de múltipla escolha, formuladas com base na escala Likert, que contou com 18 participantes; e (ii) entrevista estruturada com 12 questões abertas, respondida por 13 dos 18 participantes da etapa anterior). A amostra indicou resultados que foram agrupados em três categorias de análises e doze eixos. Observou-se que os participantes da amostra identificaram a importância da promoção da autorregulação e da autonomia no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior e entendem a necessidade de adquirir o devido conhecimento sobre os constructos da autorregulação da aprendizagem, para que possam trazer outras contribuições acerca de uma temática pouco explorada e aplicada. Espera-se que novos estudos surjam a partir dos resultados apresentados nesta pesquisa, que buscou verificar se as práticas docentes em Relações Públicas podem ser ressignificadas por meio da promoção da autorregulação e da autonomia.

Palavras-chave
Autorregulação
Práticas educativas
Relações públicas
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