Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCressoni, Otávio Agostini
dc.contributor.authorBenedicto, Samuel Carvalho de
dc.contributor.authorSilva, Luiz Henrique Vieira da
dc.contributor.authorBittencourt, Josias Jacintho
dc.contributor.authorSugahara, Cibele Roberta
dc.date.accessioned2025-10-13T16:53:29Z
dc.date.available2025-10-13T16:53:29Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19260
dc.description.abstractEstudos mostram que, atualmente, a sustentabilidade é uma das estratégias utilizadas por muitas organizações para efetivar a atividade fim. Para atender seus objetivos, as organizações precisam de instrumentos que divulguem suas ações sustentáveis. Nesse contexto, o relatório de sustentabilidade é uma importante ferramenta que indica os fatores sociais, econômicos e ambientais das organizações, com maior transparência. Considerado o principal instrumento de comunicação sobre desempenho sustentável, as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) permitem às organizações externalizar suas ações nas dimensões ambiental, social e econômica. O objetivo deste trabalho é examinar relatórios de sustentabilidade de grandes empresas brasileiras a fim de verificar o perfil institucional segundo o padrão da Global Reporting Initiative (GRI) e, a partir dos respectivos parâmetros, realizar análise crítica das práticas sustentáveis. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória, documental e transversal. Os resultados da pesquisa apontam que, dentre os objetivos sustentáveis institucionalizados, muitos têm sido alcançados. No entanto, percebe-se que ainda há desafios a serem enfrentados pelas organizações, especialmente no que tange à dimensão ambiental, que constitui a base das relações sociais e econômicas.
dc.description.abstractStudies show that, currently, sustainability is one of the strategies used by many organizations to carry out their activities. To meet their goals, organizations need tools that disseminate their sustainable actions. In this context, the sustainability report is an important tool that indicates the social, economic and environmental factors of organizations, with greater transparency. Considering the main communication instrument on sustainable performance, the guidelines of the Global Reporting Initiative(GRI) allow organizations to outsource their actions in the environmental, social, and economic dimensions. The objective of this work is to examine sustainability reports of large Brazilian companies in order to verify the institutional profile according to the global reporting initiative (GRI) standard and, based on the respective parameters, perform critical analysis of sustainable practices. The research is characterized as qualitative, exploratory, documentary and cross-sectional. The results of the research indicate that, among the institutionalized sustainable objectives, many have been achieved. However, it is perceived that there are still challenges to be faced by organizations, especially with regard to the environmental dimension, which constitutes the basis of social and economic relations
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectDesenvolvimento sustentável
dc.subjectGrandes empresas
dc.subjectRelatórios de sustentabilidade
dc.subjectIndicadores
dc.subjectGRI
dc.subjectSustainability
dc.subjectSustainable development
dc.subjectLarge enterprises
dc.subjectSustainability reports
dc.subjectIn dicators
dc.subjectGRI
dc.titleRelatório de sustentabilidade: perfil de grandes empresas brasileiras segundo o padrão da global Reporting Initiativept_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/8444pt_BR


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples