Show simple item record

dc.contributor.authorSugahara, Cibele Roberta
dc.contributor.authorFilho, Cândido Ferreira da Silva
dc.contributor.authorBittencourt, Josias Jacintho
dc.contributor.authorBenedicto, Samuel Carvalho de
dc.date.accessioned2025-10-13T16:54:24Z
dc.date.available2025-10-13T16:54:24Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19306
dc.description.abstractO presente caso de ensino tem por objetivo aplicar um método didático-pedagógico que permita elaborar um projeto de desenvolvimento sustentável regional e local como solução para os problemas enfrentados por uma Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) brasileira. Neste caso de ensino, foi utilizado o método de ensino denominado PBL (Problem Based Learning), considerado inovador, e uma relevante alternativa ao modelo de ensino tradicional. O caso de ensino é uma situação hipotética que representa a realidade de várias regiões do Brasil. O caso de ensino foi aplicado em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade de uma universidade da Região Sudeste do Brasil. Utilizando o método PBL, buscou-se nessa disciplina, analisar o problema e propor soluções para o projeto de desenvolvimento sustentável regional e local da RIDE-Plus Ultra. O estudo aponta a necessidade de se estabelecer consórcios municipais, a integração da sociedade local, a formação e capacitação tecnopolítica dos atores sociais e públicos para fundamentar a implementação das ações e obras voltadas ao desenvolvimento sustentável do território. Conclui-se que um pacto social e político, com participação da população em projetos de curto, médio e longo prazo, é fundamental para se alcançar um imprescindível desenvolvimento sustentável regional e local.
dc.subjectProjeto de desenvolvimento sustentável
dc.subjectCaso de ensino
dc.subjectProblem based learning
dc.subjectRegião integrada de desenvolvimento
dc.subjectDesenvolvimento sustentável regional e local
dc.titleProjeto de desenvolvimento sustentável regional e local: um caso de ensinopt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/19879pt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record