Show simple item record

dc.contributor.authorAyarza, Juan Arturo Castañeda
dc.contributor.authorFerreira, Denise Helena Lombardo
dc.contributor.authorSugahara, Cibele Roberta
dc.contributor.authorJacob, Antonio Aparecido
dc.date.accessioned2025-10-13T16:54:24Z
dc.date.available2025-10-13T16:54:24Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19312
dc.description.abstractO consumo consciente tornou-se imperativo em sociedades que repensam seu modelo de desenvolvimento. Por exemplo, para uma Instituição de Ensino Superior (IES), que demanda grandes quantidades de materiais, as compras sustentáveis representam uma oportunidade de múltiplos benefícios elencados nas dimensões sociais, ambientais e econômicas. As estratégias sustentáveis de compras, no entanto, podem aumentar a especulação quanto aos efeitos negativos, principalmente aqueles relacionados à parte econômica, fazendo-se necessários estudos que facilitem as tomadas de decisão. Por isso, o objetivo é avaliar a viabilidade estratégica e econômica de práticas sustentáveis no setor de compras de uma IES privada do Brasil. Os resultados mostram a importância de se considerar a sustentabi-lidade no planejamento estratégico, que deverá estar integrado em todas as áreas da instituição, incluindo o depar-tamento de compras. Pretende-se mostrar, também, que, embora a viabilidade econômica das compras sustentáveis seja fundamental, necessita-se ponderar os impactos econômicos, sociais e ambientais para a instituição
dc.description.abstractConscious consumption has become imperative in societies that are rethinking their development model. For exam-ple, for a Higher Education Institution (HEI), which demands large quantities of materials, sustainable purchases re-present an opportunity for multiple benefits listed in the social, environmental, and economic dimensions. However, sustainable purchasing strategies can increase speculation about the adverse effects, especially those related to the economic part, making it necessary for studies to facilitate decision making. The objective is to assess the strategic and economic feasibility of sustainable practices in the purchasing sector of a private HEI in Brazil. The results show the importance of considering sustainability in strategic planning, which should be integrated in all institution areas, including the purchasing department. Also, although the economic viability of sustainable purchases is fundamental, it is necessary to weigh the economic, social, and environmental impacts for the institution
dc.subjectInstituição de Ensino Superior
dc.subjectCompras sustentáveis
dc.subjectEstratégias sustentáveis
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectVia-bilidade econômica.
dc.subjectHigher education institution
dc.subjectSustainable purchases
dc.subjectSustainable strategies
dc.subjectSustainability
dc.subjectEconomic via-bility.
dc.titleVIABILIDADE ESTRATÉGICA E ECONÔMICA DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO DEPARTAMENTO DE COMPRAS: Estudo de Caso de Uma IES Privada no Brasilpt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontif铆cia Universidade Cat贸lica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/11501pt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record