Show simple item record

dc.contributor.authorSugahara, Cibele Roberta
dc.contributor.authorFerreira, Denise Helena Lombardo
dc.contributor.authorBranchi, Bruna Angela
dc.date.accessioned2025-10-13T16:54:24Z
dc.date.available2025-10-13T16:54:24Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19314
dc.description.abstractUma nova realidade acometeu o sistema educacional com a pandemia Covid-19 alterando de forma significativa o conviver social. As instituições de ensino superior reconhecem a necessidade de analisar os impactos de suas medidas no ensino remoto, no contexto da pandemia, que incidem em cada grupo de estudante, incluindo as pessoas com deficiência. Esforços que merecem especial atenção diante das potencialidades dessas pessoas, como cidadãos que buscam a construção de novas competências a partir do ensino superior. O Brasil não está isolado diante desse desafio, porém o desenvolvimento de relações inclusivas da pessoa com deficiência nas aulas e atividades educacionais remotas depende de adequações do ambiente virtual às características e estado de dificuldade dos alunos para o exercício da sua autonomia no processo de ensino e aprendizagem. Os relatos de experiência, apresentados neste artigo, apontam os desafios de aprendizagem de alunos com deficiências durante o ensino remoto na pandemia Covid-19. As aulas e atividades no ambiente remoto tiveram como cerne o estabelecimento de uma rotina de acompanhamento entre aluno, professor, monitores e um profissional especialista do programa de acessibilidade da instituição de ensino. Em um cenário como o apresentado, as intervenções para vencer as limitações como a construção de sentido aos textos, por falta de habilidade leitora e capacidade de abstração, tiveram sucesso. Uma rede de apoio colaborativa de profissionais mostra-se como uma medida importante para o acolhimento das peculiaridades dos alunos, especialmente no ensino remoto, e releva na prática o respeito às suas características individuais.
dc.subjectEnsino remoto
dc.subjectPessoas com Deficiência
dc.subjectCovid-19
dc.titleEnsino Superior: Aprendizagem de alunos com deficiência no ensino remoto em tempos de pandemiapt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/2837/2652pt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record