• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aplicações da modelagem matemática no ensino superior: uma experiência com desafios relacionados com a pandemia covid-19 em um curso de administração

Autor
Sugahara, Cibele Roberta
Ferreira, Denise Helena Lombardo
Branchi, Bruna Angela
Data de publicação
//2021
Tipo de conteúdo
Artigo
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Tendo em vista a crise provocada pelo novo coronavírus no ano 2020, foi necessário que as escolas de vários níveis educacionais procurassem se adaptar ao novo desafio do ensino remoto. O objetivo deste artigo é relatar a experiência vivenciada pelos estudantes da disciplina Matemática Aplicada do curso de Administração no desenvolvimento de projetos aplicados à temática pandemia Covid-19. O procedimento técnico usado é o relato de experiência realizada no contexto das aulas e atividades remotas em uma Instituição de Ensino Superior privada da cidade de Campinas/SP com o uso das plataformas digitais Canvas e Teams. Os conteúdos da área de Administração predominantes foram aqueles de oferta e demanda e, na quase totalidade dos projetos, os conteúdos matemáticos abordados foram função linear e sistema de equações lineares. Os gráficos obtidos usando o Programa Microsoft Excel das funções Oferta, Demanda, Custo e Receita, bem como o ponto de interseção das funções Oferta e Demanda (Ponto de equilíbrio de Mercado), ou Custo e Receita (Ponto de equilíbrio Operacional) foram importantes para as análises realizadas pelos alunos. Os temas mais abordados pelos estudantes em seus projetos eram associados aos produtos álcool em gele máscaras. O trabalho realizado pelos alunos facilitou a compreensão dos conteúdos matemáticos e da Administração abordados e o conhecimento de outras áreas correlatas., além de debates no momento da apresentação
Palavras-chave
Ensino e aprendizagem
Conteúdos da Administração
Conteúdos matemáticos
Covid-19
Ensino remoto
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião