| dc.contributor.author | Sugahara, Cibele Roberta | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Denise Helena Lombardo | |
| dc.contributor.author | Lourenço, Alvaro Poli | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-13T16:55:25Z | |
| dc.date.available | 2025-10-13T16:55:25Z | |
| dc.date.issued | 2020 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19329 | |
| dc.description.abstract | Os portos possuem cada vez mais uma posição consolidada em virtude da vital importância na cadeia logística e comercial das nações. Após a expressiva concorrência apresentada com o decorrer da globalização trouxe como necessidade a melhora das ferramentasde gestão portuária. Dessa forma, a presente pesquisa pretende mostraratravés da ferramenta Análise Envoltória de Dados, indicadores de eficiênciadefatores como input/output. Dados os aspectos capacidade média de transporte por navio, número de contêineres transportados, idade médiados navios, número de chegadas ao portoeotempo médio de atracação, a fim de estabelecer relações entre os 23 portosanalisados com relação à fronteira de eficiência. Os resultados mostram uma disparidade significante entre as eficiências portuárias dosportos internacionais entre os modelos Constant Return Scale-CRS e Variable Return Scale-VRS. O top quatro dos portos eficientes em todas as análises foram Alemanha, Espanha, Bélgica e França. No entanto, pode-se perceber que o modelo VSRse mostrou menoseficiente frente ao CRS | |
| dc.subject | Portos internacionais | |
| dc.subject | Fronteira de eficiência | |
| dc.subject | Ranking | |
| dc.subject | Modelo CRS | |
| dc.subject | Modelo VSR | |
| dc.title | Uma análise da eficiência de portos europeus por meio da ferramenta análise envoltória de dados | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/4085 | pt_BR |