• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estudo comparativo entre acidentes motociclísticos ocorridos em Campinas nos anos de 2010 e 2017

Autor
Costa, Vinícius Samuel Dias Alves da
Rocha, Aline Cremasco
Valente, Bruna Granig
Baptistella, Amanda
Bittar, Cintia Kelly
Data de publicação
//2020
Tipo de conteúdo
Artigo
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

Introdução: Os acidentes de trânsito são considerados um grande problema para a saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade. Os motociclistas são o grupo mais suscetível. A mortalidade envolvendo motociclistas no Brasil saltou em 700% no período de 1998 a 2008. Objetivos: Analisar a evolução do perfil epidemiológico das vítimas de acidentes motociclísticos ocorridos nos anos de 2010 e 2017 atendidas em um hospital universitário de Campinas-SP. Metodologia: Estudo retrospectivo, realizado através da análise comparativade dados de prontuários de 114 e 105 pacientes vítimas de acidentes motociclísticos, respectivamente, nos anos de 2010 e 2017, atendidos primariamente na urgência e emergência de um hospital universitário de referência em Campinas-SP. Resultados: das 114 vítimas de acidente motociclístico avaliadas no ano de 2010, 103 (90,3%) eram do sexo masculino, com média de idade de 28 anos (variando de 13 a 69 anos). Foram verificadas fraturas em 47,3% dos casos, predominantemente em membros inferiores (93% das fraturas), sendo que fraturas expostas representaram 24% do total. Óbitos representaram 2,6% do total de casos. O dia de maior ocorrência de acidentes foi sexta-feira (17,5%). Entre os 105 pacientes analisados no ano de 2017, 87 (82,9%) eram do sexo masculino, com média de idade de 29,8 anos (variando de 6 a 63 anos). Fraturas foram observadas em 98,1% dos pacientes, sendo 89,5% em membros inferiores e 64,1% fraturas expostas. A frequência de óbitos foi de 3,9%. O dia de maior ocorrência de acidentes foi domingo(20,8%). Conclusão: Houve aumento do número de fraturas e da gravidade destas em 2017 em relação ao ano de 2010, porém não ocorreu variação significativa no número de óbitos nos períodos observados.

 

Introduction: Traffic accidents are considered a major problem for public health in the world, being one of the main causes of morbidity and mortality. Motorcyclists are the most susceptible group. Mortality involving motorcyclists in Brazil jumped by 700% in the period from 1998 to 2008. Objectives: To analyze the evolution of the epidemiological profile of victims of motorcycle accidents that occurred in the years 2010 and 2017 treated at a university hospital in Campinas-SP. Methodology: Retrospective study, carried out through the comparative analysis of medical records data of 114 and 105 patients who were victims of motorcycle accidents, respectively, in the years 2010 and 2017, attended primarily in the urgency and emergency of a reference university hospital in Campinas-SP. Results: of the 114 motorcycle accident victims assessed in 2010, 103 (90.3%) were male, with a mean age of 28 years (ranging from 13 to 69 years). Fractures were found in 47.3% of the cases, predominantly in thelower limbs (93% of the fractures), with open fractures representing 24% of the total. Deaths represented 2.6% of the total cases. The day with the highest occurrence of accidents was Friday (17.5%). Among the 105 patients analyzed in 2017, 87 (82.9%) were male, with a mean age of 29.8 years (ranging from 6 to 63 years). Fractures were observed in 98.1% of patients, with 89.5% in lower limbs and 64.1% in open fractures. The frequency of deaths was 3.9%. The day with the highest occurrence of accidents was Sunday (20.8%). Conclusion: There was an increase in the number of fractures and their severity in 2017 compared to 2010, but there was no significant variation in the number of deaths in the observed periods.

 
Palavras-chave
Acidentes de trânsito
Motocicletas
Traumatismo múltiplo
Traffic-accidents
Motorcycles
Multiple trauma
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião