| dc.contributor.author | Pezzuto, Cláudia Cotrim | |
| dc.contributor.author | Mota, Lia Toledo Moreira | |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Guilherme Kato | |
| dc.contributor.author | Carvalho, Marcius Fabius Henriques de | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-13T16:57:30Z | |
| dc.date.available | 2025-10-13T16:57:30Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19421 | |
| dc.description.abstract | A rápida urbanização transformou a mobilidade urbana em um dos maiores desafios para as cidades modernas. À
busca por uma contribuição para a sustentabilidade econômica, social e ambiental este trabalho considera a
caminhada como forma essencial de mobilidade em centros urbanos e propõe uma metodologia para a determinação
de rotas mais acessíveis aos pedestres, que chegam por terminais rodoviários urbanos, a atingirem pontos de
atratividades especialmente relacionados a serviços públicos. A determinação destas rotas pode auxiliar ao gestor público desenvolver ações para melhoria da infraestrutura nos percursos mais concorridos que incentivem a caminhada contribuindo para uma vida saudável e mitigando os efeitos negativos das externalidades causados pelo uso do transporte motorizado. Como estratégia metodológica utilizou-se o estudo de caso na cidade de Campinas avaliada por três macro indicadores para a determinação do melhor percurso a pé: O índice Ambiente resultante de seis subindicadores, representando características físicas do espaço de caminhada; o índice Conforto representado
por dois indicadores, representando a atratividade visual e conforto local; e o índice Segurança que congrega
sensações públicas e pessoais de segurança. É utilizada a programação multiobjetivo e programação minimax para o
estabelecimento de rotas mais acessíveis para transitabilidade do cidadão. A pesquisa contribui para que parâmetros que influenciam a caminhabilidade possam ser identificados, servindo como indicadores de estratégias de
intervenções urbanas que venham incentivar a comportamentos ativos por parte do cidadão a serem implementadas pela gestão pública | |
| dc.subject | Caminhabilidade | |
| dc.subject | Rotas | |
| dc.subject | Mobilidade Urbana | |
| dc.subject | Matriz Origem-Destino | |
| dc.title | Metodologia para Avaliação da Caminhabilidade em Centros Urbanos: Proposta para Rotas Acessíveis | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/5299 | pt_BR |