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dc.contributor.authorPezzuto, Cláudia Cotrim
dc.contributor.authorMota, Lia Toledo Moreira
dc.contributor.authorRodrigues, Guilherme Kato
dc.contributor.authorCarvalho, Marcius Fabius Henriques de
dc.date.accessioned2025-10-13T16:57:30Z
dc.date.available2025-10-13T16:57:30Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19421
dc.description.abstractA rápida urbanização transformou a mobilidade urbana em um dos maiores desafios para as cidades modernas. À busca por uma contribuição para a sustentabilidade econômica, social e ambiental este trabalho considera a caminhada como forma essencial de mobilidade em centros urbanos e propõe uma metodologia para a determinação de rotas mais acessíveis aos pedestres, que chegam por terminais rodoviários urbanos, a atingirem pontos de atratividades especialmente relacionados a serviços públicos. A determinação destas rotas pode auxiliar ao gestor público desenvolver ações para melhoria da infraestrutura nos percursos mais concorridos que incentivem a caminhada contribuindo para uma vida saudável e mitigando os efeitos negativos das externalidades causados pelo uso do transporte motorizado. Como estratégia metodológica utilizou-se o estudo de caso na cidade de Campinas avaliada por três macro indicadores para a determinação do melhor percurso a pé: O índice Ambiente resultante de seis subindicadores, representando características físicas do espaço de caminhada; o índice Conforto representado por dois indicadores, representando a atratividade visual e conforto local; e o índice Segurança que congrega sensações públicas e pessoais de segurança. É utilizada a programação multiobjetivo e programação minimax para o estabelecimento de rotas mais acessíveis para transitabilidade do cidadão. A pesquisa contribui para que parâmetros que influenciam a caminhabilidade possam ser identificados, servindo como indicadores de estratégias de intervenções urbanas que venham incentivar a comportamentos ativos por parte do cidadão a serem implementadas pela gestão pública
dc.subjectCaminhabilidade
dc.subjectRotas
dc.subjectMobilidade Urbana
dc.subjectMatriz Origem-Destino
dc.titleMetodologia para Avaliação da Caminhabilidade em Centros Urbanos: Proposta para Rotas Acessíveispt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/5299pt_BR


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