Show simple item record

dc.contributor.authorCarvalho, Marcius Fabius;
dc.contributor.authorRodrigues, Guilherme Kato;
dc.contributor.authorPezzuto, Cláudia Cotrim;
dc.contributor.authorMota, Lia Toledo Moreira;
dc.contributor.authorOliveira, Marina Lavorato de
dc.date.accessioned2025-10-13T16:57:31Z
dc.date.available2025-10-13T16:57:31Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19425
dc.description.abstractEste trabalho toma a caminhada como forma de mobilidade em um centro urbano e desenvolve uma metodologia para a determinação de rotas mais acessíveis aos pedestres que chegando aos terminais rodoviários urbanos desejem atingir pontos de interesse. Pretende-se com esta proposição oferecer melhores trajetos, para uma classe social vinda de bairros periféricos, de aceso a serviços essenciais. A proposta foi aplicada à região central de Campinas-SP, caracterizada por atividades comerciais e de prestação de serviços, atendida por dois importantes terminais públicos urbanos. Na determinação da melhor rota para caminhada foram utilizados três macros indicadores: Indicador de ambiente, representando características físicas do ambiente da caminhada; Indicador conforto, representado pela atratividade visual e conforto local; e Indicador segurança, representando a segurança pública e pessoal. A partir do método multicritério PROMETHEE, foram definidas as melhores rotas que conectam pontos de Origem (Terminal Urbano) a pontos de Destino no centro urbano de Campinas. A implantação destas rotas pelo poder público dotará o centro urbano de espaço para caminhada que atenda aos interesses do cidadão em três aspectos o ambiente, o conforto e a segurança.
dc.description.abstractThis work takes walking as a form of mobility in an urban center and develops a methodology for determining more accessible routes for pedestrians who arrive at urban bus terminals and wish to reach points of interest. The proposal objective is to offer better routes, for a social class coming from peripheral neighborhoods, with access to essential services. The proposal was applied to the central region of Campinas-SP, characterized by commercial and service activities, served by two important urban public terminals. In determining the best walking route, three macros indicator were used: Environment indicator, representing physical characteristics of the walking environment; Comfort indicator, represented by visual attractiveness and local comfort; and Safety indicator representing public and personal security. Using the PROMETHEE multicriteria method, the best routes connecting points of Origin (Urban Terminal) to points of Destination in the urban center of Campinas were defined. The implementation of these routes by local government will provide the urban center with walking space that meets the interests of the citizen in three aspects: the environment, comfort, and safety.
dc.subjectCaminhabilidade
dc.subjectCaminhada
dc.subjectMobilidade urbana
dc.subjectMétodos multicritérios
dc.subjectPROMETHEE
dc.subjectWalkability
dc.subjectWalking
dc.subjectUrban mobility
dc.subjectMulticriteria methods
dc.subjectPROMETHEE
dc.titleMobilidade em centros urbanos por circuitos de caminhada utilizando o método multicritério PROMETHEE, estudo de caso de Campinaspt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://www.scielo.br/j/urbe/a/hgbGx5CGPrKgnJJdCDh9KSx/?lang=ptpt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record