Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 381-400 de 711
-
Avaliação da aprendizagem matemática no Programa Ler e Escrever
(PUC-Campinas, 2013-12-09)O Programa Ler e Escrever, implantado atualmente em toda rede de ensino do Estado de São Paulo, foi organizado e estruturado com o objetivo de reverter os baixos indicadores de aprendizagem escolar relacionados com a leitura ... -
Rankings universitários promovidos por jornais no espaço Ibero-Americano: El Mundo (Espanha), El Mercurio (Chile) e Folha de São Paulo (Brasil)
(PUC-Campinas, 2015-02-27)As últimas décadas vêm testemunhando um espaço de centralidade para os chamados rankings universitários no Brasil, nos países ibero-americanos e no mundo, produzidos por instâncias governamentais oficiais (rankings públicos) ... -
Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais
(PUC-Campinas, 2014-06-30)Esta pesquisa aborda a formação inicial de professores, entendida como aquela realizada em nível superior, no curso de pedagogia. O problema de investigação centra-se em compreender qual o papel da formação inicial na ... -
Representações sociais sobre a profissão docente: a visão de formadores de professores de educação infantil
(PUC-Campinas, 2011-02-17)Este é um estudo teórico-empírico relativo ao campo científico da Educação. Objetivamos conhecer a influência da formação inicial na construção das representações sociais que os futuros professores de educação infantil têm ... -
Oficinas curriculares nas escolas de tempo Integral da rede pública estadual de São Paulo: percepção dos gestores
(PUC-Campinas, 2014-02-24)A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, teve como objetivo investigar o Programa Escola de Tempo Integral do Estado de São Paulo instituído pela Resolução SE 89 publicada em 9 de dezembro de 2005, com foco na identificação ... -
A implementação da lei 10.639/03 por meio do Mipid em Campinas (SP): a luta pelo reconhecimento no combate ao racismo institucionalizado brasileiro
(PUC-Campinas, 2014-02-25)A dissertação tem como objetivo compreender o processo de elaboração da política pública de ação afirmativa na forma da Lei nº 10639/03 e delimitar os possíveis desdobramentos das ações do programa Memória e Identidade ... -
Literatura, memória e imaginação: as crianças e a leitura de histórias na educação infantil
(PUC-Campinas, 2016-02-24)Trata-se de uma pesquisa sobre o trabalho com a literatura infantil cujo objetivo geral é investigar o que as crianças de 5 a 6 anos têm a dizer a partir das leituras de histórias realizadas pela bibliotecária e pela ... -
Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
(PUC-Campinas, 2015-02-27)O trabalho apresenta resultados de pesquisa bibliográfica e análise documental de abordagem qualitativa, fundamentada principalmente nos conceitos de alfabetização e letramento trabalhados por Magda Soares, Maria do Rosário ... -
Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
(PUC-Campinas, 2005-11-30)Este estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e visa investigar, conhecer e descrever as experiências e práticas avaliativas e as possíveis mudanças advindas da avaliação ... -
Nós sem nós: alunos com deficiência visual na escola de tempo integral
(PUC-Campinas, 2009-12-16)Este estudo tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico inclusivo de uma equipe escolar, do ensino fundamental de uma Escola de Tempo Integral (ETI) da rede pública estadual paulista, junto aos alunos com deficiência ... -
O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
(PUC-Campinas, 2012-02-17)Esta pesquisa tem como questão central investigar de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Historicamente a ênfase no corpo esteve ... -
Um olhar sobre a relação dialógica entre os autores do guia de planejamento e orientações didáticas do Programa Ler e Escrever e o professor
(PUC-Campinas, 2016-02-25)O presente trabalho busca identificar as relações dialógicas entre os autores do material didático do Programa Ler e Escrever e o professor, para qual leitor presumido escrevem as orientações didáticas e os textos de ... -
Análise comparativa das tendências teóricas sobre o ensino jurídico no Brasil de 2004 a 2014
(PUC-Campinas, 2016-02-19)A presente pesquisa teve como o objeto o Ensino Jurídico. Em relação ao objetivo geral importa a discussão do Estado da Arte no Ensino Jurídico, com a finalidade de identificar suas tendências teóricas, dessarte, a pergunta ... -
Poesia na sala de aula: um exercício ético e estético
(PUC-Campinas, 2008-08-04)Esta dissertação, inserida na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, mostra como a poesia tem sido trabalhada nas aulas de literatura do Ensino Médio de escolas da rede pública e privada de ensino ... -
Revalorando o papel do educador na educação de jovens e adultos
(PUC-Campinas, 2010-12-14)A presente dissertação baseou-se na seguinte pergunta: como a formação do educador da Educação de Jovens e Adultos pode contribuir para o desenvolvimento de sua autonomia, com vistas à emancipação intelectual? Para investigar ... -
Gestão universitária: perfil e atuação
(PUC-Campinas, 2006-02-23)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária e estuda as interfaces da gestão universitária, bem como a atuação que a caracteriza. Entendendo-se como gestores universitários, ... -
Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades
(PUC-Campinas, 2009-03-17)Este trabalho trata da Avaliação Institucional na Educação Infantil. Tem por objetivo analisar o processo de implantação de uma experiência de Avaliação Institucional vivenciada por uma Escola Municipal de Educação Infantil ... -
Autonomia universitária: o que revelam os representantes de instituições públicas e privadas de ensino superior
(PUC-Campinas, 2009-02-20)O presente estudo tem como principal problemática a contextualização da autonomia das universidades em relação aos órgãos superiores, dentro do atual ideário neoliberal. Procuramos conhecer a história da educação superior, ... -
O posicionamento social do educador : um estudo sobre a participação coletiva em projetos educacionais
(PUC-Campinas, 2005-12-07)O presente trabalho visa desvendar os elementos que favorecem o envolvimento de educadores em projetos coletivos, assim como contribuir para a formação de educadores e gestores educacionais. Está inserido na linha de ... -
A leitura e a matemática: visão do professor do ensino médio
(PUC-Campinas, 2008-08-08)Com as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que ocorrem de forma vertiginosa, novas exigências são impostas aos sistemas de ensino em todos os níveis e em relação ao perfil do cidadão que se quer formar. Exige-se ...