Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 18
Capacidade de ação e emancipação política: fundamentos da emancipação humana
(PUC-Campinas, 2020-02-18)
Este trabalho, de cunho teórico, discute, a partir de algumas contribuições da Psicologia Contra-Hegemônica e do Materialismo Histórico e Dialético, as possibilidades de uma real emancipação humana. Retomando, aqui, as ...
A psicologia escolar no ensino médio público: refletindo sobre trabalho e profissão com adolescentes
(PUC-Campinas, 2017-12-13)
Ao assumir a Psicologia Histórico-Cultural como base teórico-metodológica, compreendemos que a orientação profissional é um processo de promoção de desenvolvimento e não um fim, enquanto lugar a se chegar. Com essa ...
Vivências de jovens no processo de constituição da orientação sexual: cenas e dramas em perspectiva
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-26)
A orientação sexual tem se tornado cada vez mais presente nos discursos sobre a juventude
brasileira, tornando mais complexas as relações sociais de jovens não heterossexuais. Esta
pesquisa teve como objetivo investigar ...
Imaginando, pensando, agindo: movimentos de significação de adolescentes mediados pela arte
(PUC-Campinas, 2020-02-17)
Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar que vivências com a arte são capazes de promover o desenvolvimento de adolescentes, sobretudo pelo elo entre imaginação e emoção que favorece novas significações sobre as condições ...
Imaginação na adolescência: refletindo sobre a produção em pesquisas e suas contribuições à compreensão do desenvolvimento
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-28)
Esta pesquisa vincula-se aos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa “Processos de
Constituição do Sujeito em Práticas Educativas – PROSPED” do Programa de Pós –
Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia ...
Formação humanizadora da consciência: a atuação do professor universitário para a superação da alienação
(PUC-Campinas, 2018-05-25)
Esse estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação humanizadora da consciência no Ensino Superior, especificamente em um curso de Pedagogia. A tese defendida é a de que a formação humanizadora da ...
Docência, sofrimento e potência de ação: o drama de ensinar no ensino médio público pelo olhar da psicologia
(PUC-Campinas, 2020-02-19)
A presente pesquisa teve por objetivo investigar a potência da arte na promoção da reflexão sobre as condições do trabalho docente e sua ressignificação. Os desafios que se apresentam na ação cotidiana do professor atualmente ...
Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno
(PUC-Campinas, 2019-02-12)
A presente pesquisa teve como base teórico-metodológica a Psicologia Histórico-Cultural, assentando-se nos conceitos de Vigotski, notadamente aqueles da “Psicologia da Arte”, compreendendo a potência dessa linguagem para ...
Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno?
(PUC-Campinas, 2019-02-12)
Esta pesquisa objetivou investigar e analisar o que pensam adolescentes que cursam o Ensino Médio público do período noturno sobre o futuro e como veem a contribuição da escola para sua vida atual e futura. Fundamentada ...
Queixa escolar: de que (quem) se trata? uma proposta de intervenção do psicólogo escolar com coordenadores pedagógicos.
(PUC-Campinas, 2018-02-06)
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a dimensão que a queixa escolar assume no trabalho do coordenador pedagógico e refletir sobre os possíveis encaminhamentos à sua superação. Foi motivada pela crescente produção ...