| dc.contributor.advisor | Wechsler, Solange Muglia | |
| dc.contributor.author | Santos, Bruna Fátima dos | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-13T17:51:06Z | |
| dc.date.available | 2025-10-13T17:51:06Z | |
| dc.date.issued | 2025-06-23 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19515 | |
| dc.description.abstract | Apesar dos esforços nacionais para o desenvolvimento de instrumentos de rastreamento do
Transtorno do Espectro Autista (TEA), ainda há escassez de escalas validadas
psicometricamente e alinhadas às diretrizes diagnósticas mais recentes. Esta dissertação teve
como objetivo desenvolver e investigar as propriedades psicométricas iniciais da Escala de
Rastreamento de Autismo Infantil Brasileira (ERAI), instrumento voltado à detecção precoce
de sinais do TEA em crianças brasileiras de 2 a 11 anos. A pesquisa foi estruturada em três
estudos. O primeiro teve como objetivo elaborar os itens da escala com base em evidências
teóricas e critérios psicométricos. O segundo consistiu na validação de conteúdo, realizada por
quatro juízas especialistas, com base em análise percentual. O terceiro estudo, de natureza
qualitativa, objetivou investigar e comparar a percepção de psicólogos e pais de pessoas com
TEA sobre as características do autismo, envolvendo 50 participantes – sendo 37 psicólogos e
13 pais de crianças com autismo. A análise de concordância entre as quatro juízas permitiu a
formulação de uma versão mais refinada da escala, que passou de uma proposta inicial de 70
itens para 60. O resultado comparativo entre psicólogos e pais indicou que os psicólogos
demonstraram alto grau de concordância com as respostas consideradas ideais, o que evidencia
a afinidade da escala com o conhecimento técnico e clínico necessário para o rastreamento do
TEA. Já os responsáveis apresentaram padrões mais heterogêneos de resposta, com menor
índice de concordância. Foram identificadas limitações no presente estudo, indicando a
necessidade de continuidade da investigação. Recomenda-se a realização de análises adicionais,
aplicação em amostras mais amplas e representativas, incluindo crianças com desenvolvimento
típico, com TEA e com outras condições do neurodesenvolvimento, visando aferir sua
sensibilidade e especificidade diagnóstica. Conclui-se que a ERAI pode contribuir para o
rastreio de indivíduos com TEA. Sua futura incorporação à prática profissional poderá
contribuir significativamente para o rastreamento precoce do TEA. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Despite national efforts to develop screening instruments for Autism Spectrum Disorder (ASD),
there remains a shortage of psychometrically validated scales aligned with the most recent
diagnostic guidelines. This dissertation aimed to develop and examine the initial psychometric
properties of the Brazilian Child Autism Screening Scale (ERAI), an instrument designed for
the early detection of ASD signs in Brazilian children aged 2 to 11 years. The research was
structured into three studies. The first aimed to construct the scale items based on theoretical
evidence and psychometric criteria. The second study involved content validation, conducted
by four expert judges through percentage agreement analysis. The third, a qualitative study,
sought to investigate and compare the perceptions of psychologists and parents of individuals
with ASD regarding the characteristics of autism, involving 50 participants—37 psychologists
and 13 parents of children with autism. The agreement analysis among the four judges led to a
more refined version of the scale, reducing it from an initial 70 items to 60. The comparative
results between psychologists and parents indicated that psychologists showed a high degree of
agreement with the responses considered ideal, highlighting the scale’s alignment with the
technical and clinical knowledge required for ASD screening. In contrast, caregivers
demonstrated more heterogeneous response patterns, with lower levels of agreement. The study
identified limitations, indicating the need for continued investigation. Additional analyses are
recommended, including application to broader and more representative samples—
encompassing children with typical development, ASD, and other neurodevelopmental
conditions—to assess the scale’s diagnostic sensitivity and specificity. It is concluded that the
ERAI may contribute to the screening of individuals with ASD. Its future incorporation into
professional practice could significantly enhance early ASD screening. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
| dc.subject | escala de rastreamento | pt_BR |
| dc.subject | avaliação autismo infantil | pt_BR |
| dc.subject | Autism Spectrum Disorder | pt_BR |
| dc.subject | screening scale | pt_BR |
| dc.subject | child autism assessment | pt_BR |
| dc.title | Escala de rastreio de autismo infantil brasileira: construção e estudos psicométricos | pt_BR |
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 2017569360205158 | pt_BR |
| puc.advisorLattes | 8649532766623043 | pt_BR |
| puc.referee | Oliveira, Wanderlei Abadio de | |
| puc.referee | Macedo, Elizeu Coutinho de | |
| puc.refereeLattes | 5455601415853420 | pt_BR |
| puc.refereeLattes | 0683719309513445 | pt_BR |
| puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
| puc.embargo | Online | pt_BR |
| puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |