| dc.contributor.advisor | Benedicto, Samuel Carvalho de | |
| dc.contributor.author | Yabiku, Luis Mokiti | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T19:42:03Z | |
| dc.date.available | 2025-10-29T19:42:03Z | |
| dc.date.issued | 2025-06-24 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19545 | |
| dc.description.abstract | As cidades desempenham um papel muito significativo nas emissões de GEE, consumindo
mais da metade da energia primária mundial. Estudos mostram que a união do crescimento
populacional com o uso intenso de veículos motorizados contribui para aumentar as emissões
de GEE no ambiente urbano. Diante desse contexto, o uso de transporte não motorizado tem
sido apontado em vários estudos como alternativa de transporte e elemento promotor da saúde
pública nas cidades. A cidade de Campinas-SP, com mais de um milhão de habitantes, sendo
industrializada e fazendo uso intenso de veículos motorizados se encontra cada vez mais
exposta às intempéries. Este estudo tem como objetivo avaliar a atual mobilidade cicloviária
na cidade de Campinas/SP e propor políticas públicas visando à ampliação da mesma com foco
numa mobilidade mais sustentável e na promoção da qualidade de vida e da saúde coletiva. O
estudo é de natureza aplicada, possui uma abordagem qualitativa e seu objetivo estratégico é o
estudo de caso. A coleta de dados é documental e bibliográfica. Para a concretização da coleta
de dados foram utilizados documentos e materiais bibliográficos tais como: i) Lei nº
13.288/2008 - Criação do Sistema Cicloviário no Município de Campinas; ii) Lei nº
16.022/2020 - Política Municipal de Enfrentamento dos Impactos da Mudança do Clima e da
Poluição Atmosférica de Campinas; iii) Plano de Ação Climática Integrada de Campinas/SP –
PLAC, elaborado em 2023; iv) Decreto nº 23.435/2024 - Implantação do Plano de Ação
Climática Integrada de Campinas/SP – PLAC; v) Documentos públicos da Secretaria
Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SECLIMAS); vi) Materiais
bibliográficos diversos. Os resultados apontam que, apesar dos avanços na legislação e no
planejamento cicloviário, a efetiva implementação de políticas públicas que priorizem a
mobilidade cicloviária em Campinas ainda enfrenta desafios. Há a necessidade de maior
integração entre as políticas de mobilidade, meio ambiente e saúde, bem como a importância
de investimentos contínuos em infraestrutura cicloviária segura e conectada com outros
modais de transporte. Além disso, destaca-se a urgência de ações que promovam a
conscientização e a mudança de comportamento da população em relação ao uso da bicicleta
como meio de transporte sustentável e promotor da saúde coletiva. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Mudanças climáticas | pt_BR |
| dc.subject | Mobilidade Cicloviária | pt_BR |
| dc.subject | Sustentabilidade Urbana | pt_BR |
| dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
| dc.subject | Saúde Pública | pt_BR |
| dc.title | Sustentabilidade urbana: mobilidade cicloviária, mudanças climáticas e saúde | pt_BR |
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 2255279913192634 | pt_BR |
| puc.advisorLattes | 8787788684633261 | pt_BR |
| puc.advisorLattes | 7641270456476630 | pt_BR |
| puc.referee | Conti, Diego de Melo | |
| puc.referee | Cortese, Tatiana Tucunduva Philippi | |
| puc.refereeLattes | 2098643827162361 | pt_BR |
| puc.refereeLattes | 5664558410139621 | pt_BR |
| puc.center | Escola de Economia e Negócios | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Sustentabilidade | pt_BR |
| puc.embargo | Online | pt_BR |
| puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
| puc.contributor.co-advisor | Silva Filho, Cândido Ferreira da | |