| dc.contributor.advisor | Tedrus, Gloria Maria de Almeida Souza | |
| dc.contributor.author | Lopes, Sâmela Soraya Guerini | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-10T14:38:38Z | |
| dc.date.available | 2025-11-10T14:38:38Z | |
| dc.date.issued | 2025-06-27 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19551 | |
| dc.description.abstract | A memória é uma função cognitiva essencial que permite a codificação, o armazenamento e a recuperação de informações, sendo indispensável para o aprendizado, linguagem, consciência
e formação da identidade pessoal. Dentre suas subdivisões, destacam-se memória episódica e
semântica, sendo a primeira responsável pelo registro de eventos específicos localizados no
tempo e no espaço, permitindo ao indivíduo reviver experiências passadas com consciência
autonoética e a segunda, armazena conhecimentos gerais sobre o mundo, conceitos e
significados, sendo crucial para a linguagem e o raciocínio. A avaliação neuropsicológica
dessas modalidades de memória tem se mostrado importância no diagnóstico e monitoramento
de diversas condições clínicas, incluindo doenças neurodegenerativas, transtornos
psiquiátricos, lesões cerebrais e o envelhecimento normal. Este trabalho teve como objetivo
realizar uma revisão narrativa da literatura científica com foco na análise das propriedades
psicométricas, aplicabilidades clínicas e limitações dos principais testes neuropsicológicos
validados no Brasil para avaliação da memória episódica (verbal e visual) e da memória
semântica em adultos. Foram exploradas as características técnicas dos instrumentos, como
tempo de aplicação, sensibilidade diagnóstica, validade ecológica, disponibilidade de normas
brasileiras, adequação cultural e limitações em populações específicas. Foram analisados
instrumentos amplamente utilizados na prática clínica brasileira, como RAVLT, TESLIP,
Figura Complexa de Rey, RUCHE-M, BAMS, MVR, Teste de Retenção Visual de Benton e
TMR-R. A análise comparativa dos testes evidenciou que a escolha do instrumento deve
considerar fatores como faixa etária, escolaridade, características clínicas do paciente,
sensibilidade e especificidade do teste, tempo de aplicação, disponibilidade de normas
brasileiras e adequação cultural. Embora muitos desses instrumentos já tenham demonstrado
propriedades psicométricas satisfatórias, ainda há lacunas importantes na normatização para
diferentes contextos socioculturais e regiões do país. Além disso, desafios como o acesso
limitado a profissionais qualificados, a infraestrutura deficiente em serviços públicos e o
estigma em torno da avaliação cognitiva dificultam a disseminação e o uso adequado dos testes.
Por outro lado, avanços tecnológicos, como a digitalização dos instrumentos e o uso de
plataformas online, oferecem novas possibilidades de aplicação, padronização e análise dos
dados. A crescente valorização da avaliação neuropsicológica no contexto clínico e de pesquisa
também aponta para a necessidade de formações específicas e políticas públicas voltadas à
saúde cognitiva. Conclui-se que os testes de memória disponíveis no Brasil têm aplicabilidade
clínica significativa, mas demandam constante revisão, atualização normativa e adaptações
culturais. A seleção crítica e fundamentada dos instrumentos é essencial para garantir
avaliações precisas, diagnósticos corretos e intervenções eficazes, contribuindo para a melhoria
da qualidade de vida dos pacientes e para o fortalecimento da neuropsicologia como campo
científico e clínico. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Memory is an essential cognitive function that enables the encoding, storage, and retrieval of
information, being indispensable for learning, language, consciousness, and the formation of
personal identity. Among its subdivisions, episodic memory stands out, responsible for
registering specific events located in time and space, allowing the individual to relive past
experiences with autonoetic consciousness, and semantic memory, which stores general
knowledge about the world, concepts, and meanings, being crucial for language and reasoning.
The neuropsychological assessment of these types of memory has proven important in the
diagnosis and monitoring of various clinical conditions, including neurodegenerative diseases,
psychiatric disorders, brain injuries, and normal aging. This study aimed to conduct a narrative
review of the scientific literature focusing on the analysis of psychometric properties, clinical
applications, and limitations of the main neuropsychological tests validated in Brazil for
assessing episodic (verbal and visual) and semantic memory in adults. The technical
characteristics of the instruments were explored, such as application time, diagnostic sensitivity,
ecological validity, availability of Brazilian norms, cultural adaptation, and limitations in
specific populations. Widely used instruments in Brazilian clinical practice were analyzed, such
as the RAVLT, FCSRT, Rey-Osterrieth Complex Figure, RUCHE-M, BAMS – Battery for the
Assessment of Semantic Memory, the Facial Memory Test, the Benton Visual Retention Test,
and the Recognition Memory Test. The comparative analysis of the tests showed that the choice
of instrument must consider factors such as age group, educational level, clinical characteristics
of the patient, test sensitivity and specificity, application time, availability of Brazilian norms,
and cultural adequacy. Although many of these instruments have already demonstrated
satisfactory psychometric properties, significant gaps remain in standardization for different
sociocultural contexts and regions of the country. Additionally, challenges such as limited
access to qualified professionals, deficient infrastructure in public services, and the stigma
surrounding cognitive assessment hinder the dissemination and proper use of these tests. On
the other hand, technological advances such as test digitalization and the use of online platforms
offer new possibilities for application, standardization, and data analysis. The growing
appreciation of neuropsychological assessment in clinical and research settings also highlights
the need for specific training and public policies focused on cognitive health. It is concluded
that the memory tests available in Brazil have significant clinical applicability but require
constant revision, normative updating, and cultural adaptations. The critical and well-founded
selection of instruments is essential to ensure accurate assessments, correct diagnoses, and
effective interventions, contributing to improved patient quality of life and the strengthening of
neuropsychology as a scientific and clinical field. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Memória episódica | pt_BR |
| dc.subject | Memória semântica | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação neuropsicológica | pt_BR |
| dc.subject | Testes cognitivos | pt_BR |
| dc.subject | Testes de memória | pt_BR |
| dc.subject | Validação de instrumentos | pt_BR |
| dc.subject | Testes neuropsicológicos | pt_BR |
| dc.subject | Neuropsicologia clínica | pt_BR |
| dc.subject | Episodic memory | pt_BR |
| dc.subject | Semantic memory | pt_BR |
| dc.subject | Neuropsychological assessment | pt_BR |
| dc.subject | Cognitive tests | pt_BR |
| dc.subject | Instrument validation | pt_BR |
| dc.subject | Memory tests | pt_BR |
| dc.subject | Neuropsychological tests | pt_BR |
| dc.subject | Clinical neuropsychology | pt_BR |
| dc.title | Testes neuropsicológicos utilizados no Brasil para avaliação de memória em adultos - uma revisão narrativa | pt_BR |
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 2844808961693954 | pt_BR |
| puc.advisorLattes | 6419385508557772 | pt_BR |
| puc.advisorLattes | 8779344377168390 | pt_BR |
| puc.referee | Tedrus, Gloria Maria de Almeida Souza | |
| puc.referee | Campanholo, Kenia Repiso | |
| puc.referee | Gonçalves, Gisele Mara Silva | |
| puc.refereeLattes | 6419385508557772 | pt_BR |
| puc.refereeLattes | 9682133233517029 | pt_BR |
| puc.refereeLattes | 4720972820797185 | pt_BR |
| puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Ciências da Saúde | pt_BR |
| puc.embargo | Online | pt_BR |
| puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
| puc.contributor.co-advisor | Zimmermann, Nicolle | |