DSpace Puc-Campinas - Produção - Repositorio: Recent submissions
Now showing items 1681-1700 of 2390
-
Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação
(PUC-Campinas, 2008-02-27)Esta pesquisa tem por finalidade fazer uma análise crítica sobre a atividade docente diante do uso das tecnologias de informação e comunicação e do contexto educacional atual. Para subsidiar o estudo foram realizadas ... -
A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantis
(PUC-Campinas, 2008-02-12)O objetivo deste trabalho é analisar os registros produzidos a partir da escuta das vozes infantis e refletir sobre como essas vozes, confiáveis e protagonistas, participam da (re) direção das práticas pedagógicas. A ... -
A política de formação de professores de história no regime civil-militar: a criação da licenciatura curta em estudos sociais
(PUC-Campinas, 2008-04-30)Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação do Educador , do Curso de Mestrado em Educação da PUC-CAMPINAS. Trata-se, mais especificamente, de uma investigação acerca ... -
Políticas públicas de avaliação: a avaliação externa e a realidade educacional da microrregião de Januária-MG
(PUC-Campinas, 2010-02-25)A presente pesquisa fundamenta-se na literatura sobre políticas públicas de avaliação, qualidade de ensino e avaliação externa e teve por objetivo identificar como a implementação de políticas públicas relacionadas à ... -
Universidade para todos: o PROUNI na visão dos bolsistas de uma instituição de ensino superior
(PUC-Campinas, 2009-02-27)O objetivo deste trabalho é o de analisar o Programa Universidade para Todos ProUni -, segundo a ótica dos bolsistas de uma Instituição privada de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo, do ponto de vista ... -
Evasão e avaliação institucional: uma discussão bibliográfica
(PUC-Campinas, 2010-02-24)A evasão é um dos problemas educacionais que mais atingem as Instituições de Ensino Superior, sejam públicas ou particulares, principalmente em períodos de crise econômica, gerando graves consequências sociais, acadêmicas ... -
Números naturais: abordagem do contexto histórico na prática pedagógica
(PUC-Campinas, 2009-12-18)Devido às possibilidades de compreensão dos fenômenos sociais que interferem na forma como o conhecimento é construído e como o aluno se apropria dele, esta pesquisa investiga as potencialidades da participação da História ... -
A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
(PUC-Campinas, 2007-03-15)A publicidade é uma atividade que se engendrou na história e tornou-se necessária para prestar informação sobre idéias, serviços e produtos, que, de outra maneira, não chegariam aos consumidores. O publicitário se vale de ... -
Desafios da educação superior na atualidade: trajetórias docentes
(PUC-Campinas, 2006-02-01)Este trabalho tem por objeto de pesquisa a educação superior, a formação e a atuação do docente, profissional da educação. Inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem por objetivo ... -
Formação cultural no programa pedagogia cidadã
(PUC-Campinas, 2009-06-23)Esta pesquisa trata da formação cultural proporcionada pelo curso de formação de professores em serviço, denominado Pedagogia Cidadã, o qual foi desenvolvido pela UNESP em parceria com diversas prefeituras do Estado de São ... -
Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação
(PUC-Campinas, 2007-06-29)O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre uma experiência na formação de professores implementada no município de Jundiaí, estado de São Paulo. Tem por objeto de estudo a ampliação das discussões sobre as ... -
O ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP
(PUC-Campinas, 2004-12-06)Este estudo que se insere na linha de pesquisa Docência em Instituições de Ensino Superior busca realçar a importância do planejamento educacional para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. O trabalho tem como ... -
Internato médico: desafios da avaliação da aprendizagem em serviço
(PUC-Campinas, 2008-02-20)Tendo como cenário o Internato Médico da PUC-Campinas nos anos de 2006 e 2007, demos voz aos atores principais do processo ensino aprendizagem alunos e professores a fim de buscarmos elementos que nos permitissem a ... -
Ação extensionista em universidades católicas e comunitárias e sua avaliação
(PUC-Campinas, 2009-02-19)A presente dissertação tem por objetivo compreender e analisar como a Universidade Católica e Comunitária expressa e caracteriza sua identidade nas ações extensionistas que desenvolve, bem como se preocupa em obter dados ... -
Educação profissional: a avaliação da aprendizagem e a lógica das competências
(PUC-Campinas, 2011-02-22)A pesquisa procurou identificar e compreender as concepções e relatos das práticas da avaliação da aprendizagem no contexto da Educação Profissional. O campo da pesquisa foi composto pelas Instituições Senai e Senac do ... -
A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
(PUC-Campinas, 2004-11-29)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , objetiva enfocar a questão da interdisciplinaridade, enquanto atitude docente, e sua ocorrência na formação do professor. ... -
A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas
(PUC-Campinas, 2007-06-18)Partindo do pressuposto de que o conhecimento da realidade é condição para o exercício da cidadania e tendo em conta que, numa sociedade em que os meios de comunicação de massa ganham cada vez maior importância na ... -
Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver
(PUC-Campinas, 2008-02-29)A rapidez com que a tecnologia avançou nos últimos anos lança, para os governos e sociedade civil, o desafio de traçar estratégias de educação que estejam em sintonia com os modernos paradigmas de acesso à informação. O ... -
Protagonismo juvenil: o programa aprendiz Comgás no município de Campinas
(PUC-Campinas, 2009-02-18)A presente pesquisa discute o histórico de participação dos/as alunos/as no processo de elaboração e execução de projetos sociais baseados na metodologia do Programa Aprendiz Comgás proposta às unidades de ensino da rede ... -
Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
(PUC-Campinas, 2009-02-05)Pesquisa sobre Memoriais de Formação apresentados como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF), uma parceria dos Municípios da Região de Campinas ...