Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 239-258 de 374
-
O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras
(PUC-Campinas, 2014-02-14)Há tempos pergunta-se sobre a atuação do Coordenador Pedagógico (CP) como formador de formadores, considerando-o importante articulador e transformador da realidade educacional. Durante nossas experiências profissionais, ... -
O brincar e a afetividade na prática pedagógica de professores de educação infantil
(PUC-Campinas, 2009-02-16)O presente trabalho tem por finalidade analisar o papel da afetividade e do brincar na educação da criança da educação infantil, enfocando o caráter teórico-prático da formação dos professores no que se refere à importância ... -
O contributo da arte para a construção da qualidade do ensino fundamental 1: uma perspectiva freinetiana
(PUC-Campinas, 2021-02-23)A arte nos anos iniciais do ensino fundamental apresenta relevância à medida que constitui contributo para o desenvolvimento integral da criança, sobretudo considerando-se os aspectos cognitivos e emocionais. Sua expressão ... -
O coordenador pedagógico como mediador de práxis docente em escolas de educação e de tempo integral
(PUC-Campinas, 2013-02-15)Este estudo objetiva apresentar a pesquisa sobre o trabalho do coordenador pedagógico como mediador da práxis docente em escolas municipais de educação e de tempo integral em uma cidade do interior do estado de São Paulo. ... -
O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior
(PUC-Campinas, 2006-06-27)O presente trabalho visa descrever o cotidiano do ensino e aprendizagem do Direito numa Instituição de Educação Superior (IES) de grande porte do interior do Estado de São Paulo, e perceber como está ocorrendo o sistema ... -
O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo
(PUC-Campinas, 2010-02-24)Esta pesquisa aborda o processo de construção da identidade do pedagogo, cujo problema de investigação situa-se em conhecer qual a representação social que os futuros pedagogos têm da profissão e como sua identidade ... -
O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
(PUC-Campinas, 2017-12-20)A presente pesquisa é um estudo de caso que investiga um projeto pedagógico desenvolvido por uma escola pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, denominado Projeto Sarau Literário. O referido ... -
O desenvolvimento da atenção mediada na educação infantil e sua relação com as práticas pedagógicas
(PUC-Campinas, 2016-02-29)O desenvolvimento da atenção mediada na Educação Infantil e sua relação com as práticas pedagógicas é o tema deste trabalho, fundamentado na abordagem Histórico-cultural.Tem como sujeitos, crianças de cinco a seis anos ... -
O desenvolvimento da linguagem oral: possibilidades a partir de um jogo de regras
(PUC-Campinas, 2021-01-21)A pesquisa parte do pressuposto da importância da linguagem para o desenvolvimento do psiquismo humano e das possibilidades de tal processo ser mediado pela utilização de atividades que envolvam o jogo de regras enquanto ... -
O educador e sua contribuição para a (trans)formação da vida de jovens no Programa Educação para o Trabalho
(PUC-Campinas, 2012-02-02)O objeto de estudo desta pesquisa é o Programa Educação para o Trabalho realizado pelo Senac SP1 há quatorze anos. O curso foi escolhido em função dos resultados obtidos desde sua criação e pela relevância social que ... -
O ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP
(PUC-Campinas, 2004-12-06)Este estudo que se insere na linha de pesquisa Docência em Instituições de Ensino Superior busca realçar a importância do planejamento educacional para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. O trabalho tem como ... -
O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos
(PUC-Campinas, 2006-06-23)O presente trabalho tem como objetivo conhecer a eficácia da formação inicial, proporcionada pelos Cursos de graduação em Ciências Biológicas, para a docência em Biologia, através dos olhares e experiências de professores ... -
O ensino de filosofia como arte da existência: um estudo com estudantes do ensino médio em escolas do município de Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2019-12-13)Esta tese teve como objeto as representações de estudantes do ensino médio sobre o ensino de filosofia. O objetivo da pesquisa consistiu em investigar qual o sentido da filosofia para estudantes do ensino médio, na ... -
O jornal impresso como mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento na educação infantil
(PUC-Campinas, 2018-12-18)Esta pesquisa, de abordagem qualitativa exploratória, tem como objeto de estudo o jornal impresso como mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento na educação infantil. Na revisão bibliográfica inicial, ... -
O movimento na educação infantil: concepções de pedagogos e professores de educação física sobre a cultura corporal de movimento e suas manifestações
(PUC-Campinas, 2015-12-17)Este trabalho aborda a formação inicial dos professores Pedagogos e dos professores de Educação Física, com ênfase na cultura corporal de movimento de crianças da Educação Infantil, com idades entre três e cinco anos, ou ... -
O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
(PUC-Campinas, 2012-02-17)Esta pesquisa tem como questão central investigar de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Historicamente a ênfase no corpo esteve ... -
O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração
(PUC-Campinas, 2007-12-06)Esta pesquisa tem por finalidade verificar a contribuição da Disciplina de Filosofia nos cursos superiores de Administração. O recorte dado ao estudo tem como objeto de análise uma Instituição de Ensino Superior no interior ... -
O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
(PUC-Campinas, 2008-02-11)O estudo sobre o objeto "portfólio", tem como meta principal sua análise como instrumento de avaliação, indicado quando principalmente temos como referenciais de estudo o "artístico" e o "pedagógico". A pesquisa mostra, ... -
O posicionamento social do educador : um estudo sobre a participação coletiva em projetos educacionais
(PUC-Campinas, 2005-12-07)O presente trabalho visa desvendar os elementos que favorecem o envolvimento de educadores em projetos coletivos, assim como contribuir para a formação de educadores e gestores educacionais. Está inserido na linha de ... -
O potencial educacional do cinema de animação: três experiências na sala de aula
(PUC-Campinas, 2008-06-10)Este estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do educador, mostra a força da arte da animação como meio didático e suas conseqüências positivas na formação do aluno, que vive imerso em uma ...