• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Política e ensino médio: perspectivas de estudantes do município de Campinas

Abrir arquivo
cchsa_ppgedu_me_Amanda_TV.pdf (1.027Mb)
Título alternativo
Politic and High School: perspectives of students from Campinas
Autor
Venturoso, Amanda Tavares
Orientador
Mendonça, Samuel
Data de publicação
25/02/2021
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral compreender quais são as perspectivas de política de estudantes de Ensino Médio do município de Campinas. O objeto de investigação elegeu a política como vetor a ser analisado. Para isso, utilizou-se como referencial teórico o filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900) que, embora não tenha sido um pensador sistemático da teoria política, dedicou diversos aforismos a este tema. O problema consistiu na pergunta quais são as perspectivas de política de estudantes de Ensino Médio do município de Campinas? Como hipótese, os estudantes desconhecem os sentidos de política, a política como ciência e mesmo a vida social. Especificamente, objetivou-se: (i) conceituar política tendo como referencial a perspectiva de Nietzsche e analisar o conceito de perspectivismo; (ii) analisar e categorizar os resultados das perspectivas de estudantes e professores de Ensino Médio a fim de circunscrever de que modo os estudantes pensam a política, respondendo ao problema da investigação. Do ponto de vista do método, a investigação abarcou a pesquisa bibliográfica, que se iniciou na revisão de literatura e também utilizou-se da pesquisa empírica com o uso dos instrumentos questionário e entrevista. Como resultado, a hipótese foi rechaçada e os estudantes apresentaram conhecimento sobre política, mesmo que de forma assistemática, mas, evidenciando preocupação com a corrupção, a desigualdade social, com o saneamento básico e até mesmo com o grêmio estudantil. Apontou-se ainda que o tema política precisa sermais estudado; que a política pode ser uma ilusão e que há desinteresse dos governantes para com essas questões tratadas.

 

This work had as a general objective to understand what are the perspectives of high school students politic in the city of Campinas. The object of investigation elected the politic as the vector to be analyzed. For this, the philosopher Friedrich Nietzsche (1844- 1900) was used as a theoretical reference, who, although he was not a systematic thinker of political theory, dedicated several aphorisms to this subject. The problem consisted in the question what are the political prospects of high school students in the municipality of Campinas? As a hypothesis, high school students in the municipality of Campinas are unaware of the senses of politic,politic as science and even the social life. Specifically, it was aimed at: (i) to conceptualize politic with Nietzsche's perspective as a reference and analyze the concept of perspectivism; (ii) to analyze and categorize the results of the perspectives of high school students and teachers in order to circumscribe how students think about politic, responding to the problem of research. From the method's point of view, research on bibliographic research, which begins with a literature review and also uses empirical research with the use of questionnaire and interview instruments. As a result, the hypothesis was rejected, that is, the students presented knowledge about politic, even in an assistematic way, but, evidencing concern about corruption, social inequality, basic sanitation and even the student union. It was also pointed out that the political issue needs more study; that politic can be an illusion and that there is a lack of interest of the government in these issues.

 
Palavras-chave
Política
Ensino Médio
Políticas Públicas
Friedrich Nietzsche
Politic
High School
Public Policies
Friedrich Nietzsche
Linguagem
Português
Financiador
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião