• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A prática reflexiva na formação docente: implicações na formação inicial e continuada

Abrir arquivo
cchsa_ppgedu_me_Silvia_RPP.pdf (490.7Kb)
Título alternativo
The reflexive attitude in the teaching formation process: the initial and constant formation policies
Autor
Petrilli, Silvia Regina Pincerato
Orientador
Camargo, Dulce Maria Pompêo de
Data de publicação
21/06/2006
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

A presente pesquisa, desenvolvida no Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (LESC) e inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores faz um estudo crítico sobre a formação docente partindo da ampla disseminação e apropriação dos conceitos de professor e prática reflexiva. Busca pelo ser professora no exercício da profissão no interior de um grupo de formação continuada em serviço de professoras da Educação Infantil, procurando compreender o papel da formação continuada, o que aprendem no dia-a-dia do processo formador e a importância da Universidade no processo de formação. Uma pesquisa participante que optou pela reconstituição das histórias da formação docente por meio da escrita dos memoriais, revelando que, ao longo do exercício da sua profissão, as professoras vão construindo representações a partir da relação afeto-trabalho num espaço único e ao mesmo tempo público marcado pela condição feminina, regido pelas relações sociais, legais e regimentais. A análise, nos permitiu compreender que, as transformações das práticas docentes só se efetivarão a medida em que os professores ampliarem e tomarem consciência da sua própria prática, envolvida num complexo mecanismo político, social, cultural, que, direta ou indiretamente interferem na sua atividade docente. Políticas de formação inicial e continuada que escondem seus reais interesses, não revelando que, o que está em jogo, é a adequação das instituições sociais às características do processo de produção do capital, que desconsidera seus reais personagens e contextos históricos.

 

This current research, developed at the Teaching, Society and Culture Laboratory (LESC) and inserted into the university s research s line, graduation and formation of teachers, brings a critical study about the teacher s formation, starting from the wide dissemination and appropriation of the teacher s concepts and the reflexive attitude. It also talks about being a teacher in a group of constant formation at primary schools, trying to understand the role of this constant formation, what the teachers learn day-byday during the teaching formation process and the importance of the university in this formation process. It s an experiment which opted for the reconstitution of the stories about the teaching formation, through the writing of memorials, revealing that, throughout the exercise of their profession, the teachers have been behaving influenced by the affection-work atmosphere in a single scenery but at the same time it is marked by the feminine behaviour and ruled by the social, legal and regimental relations. This analysis allowed us to understand that the changes of the teachers attitudes will only be accomplished when the teachers extend and get conscious about their own actions, involved in a complex political, social and cultural mechanism which, direct or indirectly, can interfere on their professional life. It also showed us that the initial and constant formation policies hide its real interests because they don t reveal that, what is really important, is the adequacy of the social institutions to the features of the making-money process which disrespect its real characters and historical contexts.

 
Palavras-chave
Formação docente
Prática reflexiva
Realidade educacional
Teaching formation
Reflexive attitude
Educational reality
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião