Práticas emancipatórias na formação das profissionais docentes de educação infantil: desenhando caminhos possíveis
Author
Laureano, Renata Esmi
Advisor
Camargo, Dulce Maria Pompêo deDate
22/02/2007Content Type
DissertaçãoAccess rights
Acesso AbertoMetadata
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A presente pesquisa discute a formação de profissionais para a educação infantil com base em referencial teórico que concebe a criança como ser ativo no seu processo de crescimento e desenvolvimento, que se traduz na construção de uma pedagogia da educação infantil. Nosso objeto de estudo é uma experiência com formação de monitoras de creche, que ocorreu em um curso realizado no período de 2003 a 2006, em uma prefeitura do interior do Estado de São Paulo. O objetivo de nosso trabalho é refletir sobre as práticas emancipatórias desenvolvidas no decorrer desse curso na perspectiva da formação de profissionais da educação infantil. Após a explanação teórica sobre o tema, elegemos dois eixos que fundamentam o trabalho na educação infantil: o cuidar-educar e o brincar, que constituem, nesta pesquisa, as categorias de análise do tema proposto. A metodologia utilizada esteve centrada em referências documentais, no caderno de registro de observações pessoais e nos depoimentos das monitoras, coletados nos diferentes momentos do curso. Como resultado, constatamos que as práticas emancipatórias apontam para as possibilidades inovadoras na esfera de práticas de formação de profissionais para a educação infantil e indicam a necessidade de implantação de políticas públicas que contemplem a demanda de formação desta categoria, que são as educadoras de crianças de 0 a 6 anos. The present study discusses the formation of professionals of education of pre-school children based on the theoretical reference that conceives children as active beings in their growth and development process, which is translated into the construction of a pedagogy of education of pre-school children. Our objective in the study is an experience with the formation of nursery school monitors that occurred in a course given during the period of 2003 to 2006 in a city of the State of São Paulo. The aim of our work is to reflect on the emancipative practices developed during this course from the perspective of the formation of nursery school professionals. After the theoretical explanation about the theme, we selected two axes that are fundamental for the work of pre-school child education: caring-educating and playing that in this study constitute the categories of analysis of the proposed theme. The methodology utilized was centered on documental references, the notebook of the registry of personal observations and the declarations of the monitors that were collected in different moments of the course. As a result we verified that emancipative practices point to innovative possibilities in the sphere of practices in the formation of pre-school child education professionals and indicate the need of implanting public policies that contemplate the demand for formation of this category that represents the educators of children from 0 to 6 years of age.
Keywords
Educação infantilFormação de monitoras
Políticas públicas
Práticas emancipatórias
Pre-school child education
Formation of monitors
Public policies
Emancipative policies