• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Formação continuada para docentes no ensino superior: análise de um programa

View/Open
cchsa_ppgedu_me_Marcia_LB.pdf (501.2Kb)
Alternative Title
Continued formation for the higher education teacher: analysis of a programme
Author
Bortoletto, Marcia Lima
Advisor
Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
Date
11/12/2009
Content Type
Dissertação
Access rights
Acesso Aberto
Metadata
Show full item record
Abstract

O presente trabalho tem como proposta analisar os desafios e as perspectivas da formação continuada no ensino superior, visando promover um fazer consciente do processo ensino e aprendizagem. Apresenta historicamente como vem se dando o processo de formação de professores. Embora as instituições de ensino superior prometam um ensino de qualidade, fica o professor com deficiências em sua própria formação. Realizamos uma pesquisa a partir de um programa de formação continuada para docentes no ensino superior. O objetivo do curso é criar um espaço para discussão dos problemas e angústias do professor no seu dia-a-dia na sala de aula. Foram selecionados 32 sujeitos, professores, entre homens e mulheres, todos com formação mínima de especialistas, em sua maioria mestres e doutores. A sugestão era para que respondessem aos itens de um questionário, não necessitando a identificação dos sujeitos e tão pouco houve a obrigatoriedade do preenchimento. Foram também realizadas entrevistas. Dos resultados obtidos emergiram duas categorias: as dificuldades encontradas em ser professor , e objetivos e resultados alcançados com o curso de formação continuada . Percebe-se o resultado positivo encontrado nos depoimentos, principalmente a compreensão do professor em olhar para o aluno, para sua prática pedagógica e encontrá-lo mais satisfeito. Foi através desses depoimentos que pontuamos a importância dos programas de formação continuada no ensino superior, porém, essa ainda é uma prática pouco estabelecida. Concluímos sobre a importância da formação continuada para professores como uma perspectiva para uma educação de melhor qualidade e maior responsabilidade na formação de cidadãos, sem perder de vista a dimensão estrutural da problemática.

 

This study analyses the challenges and the perspectives of the teacher´s continued formation at the Higher Education level taking as objective to promote a conscious practice of the teaching process. It presents historically how the process of the teacher´s formation has occured. Although the Higher Education institutions promise to offer a qualified teaching, the teacher keeps lacks on his formation. We carried out a research from a programme of continued formation for Higher Education teachers. The objective of this course is to create a place for the teacher´s discussion on his problems and anguishes on the everyday classroom matters. Thirty-two individuals were selected: working as teachers, among men and women, with graduate degree, either specialist or master and doctorate. It was suggested for them to answer a questionnaire as volunteers without naming themselves. Interviews were also recorded. From the results came up two categories: the difficulties in being a teacher and objectives and results achieved with the continued formation course . The positive result found in the testimonials is noted, especially on the teacher´s understanding about his students and his teaching practice. These testimonials indicate the importance of the continued formation programmes at Higher Education level, meantime it is still an unusual practice. Therefore, the importance of teacher´s continued formation is settled on the perspective for a better quality and greater responsibility on citizenship formation without losing sight of the structural dimension of this issue.

 
Keywords
Educação
Formação continuada
Ensino superior
Education
Continued formation
Higher education
Language
Portuguese
Collections
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback