• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração

View/Open
cchsa_ppgedu_me_Suelania_OAM.pdf (508.6Kb)
Author
Miranda, Suelânia Oliveira Araujo
Advisor
Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
Date
11/12/2009
Content Type
Dissertação
Access rights
Acesso Aberto
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente dissertação discute as relações entre o trabalho e a educação no ensino superior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadores de hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior noturno procurando mostrar suas reais condições frente às conseqüências da globalização, suas dificuldades e seus caminhos na trajetória entre trabalho e estudo. Mostra que as causas podem ser encontradas no predomínio da formação técnica em detrimento de uma formação humanística de caráter global. Numa abordagem teórico-metodológica amparada pelas ciências humanas e sociais, a investigação deu-se através de pesquisa bibliográfica e por questionários em que estudamos as contradições existentes na sociedade vendo que a educação precisa ser um direito e não uma mercadoria. Aponta ainda a necessidade de um trabalho didático-pedagógico voltado não só para a dimensão técnica, mas igualmente para as relações sociais com ênfase no professor universitário com consciência política e crítica. O referencial teórico está fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítico que compreende o sujeito inserido num processo cultural e histórico em constante transformação social. Conclui sobre a necessidade de compreender as transformações sociais, procurando na educação uma forma de construção do saber universitário com espaço para a articulação da qualidade com a quantidade, evitando a indesejável dicotomia entre ambos os aspectos.
 
This text discusses the relationships between work and education in the Brazilian higher education system. It analyzes the changes in the socio-cultural profile of today s workers and that of students who get into the university in the evening programs. It aims at showing these people s real conditions regarding the consequences of globalization, their difficulties and their path through the struggle between work and studies. This text shows that the causes can be found in the predominance of technical training at the expense of humanistic and holistic education. By means of a theoretical and methodological approach supported by human and social sciences, this investigation was made possible through bibliographical research and questionnaires in which we have studied the existing contradictions in society where education must be a right and not a commodity. Besides, it points out the necessity of an educationally-oriented job aimed not only at the technical dimension, but also seeking social relations with emphasis on the university professor with political and critical awareness. The theoretical reference is based on a Historical-Critical Pedagogy, which comprehends the subject inserted in a cultural and historical process in constant social transformation, seeking in education a way of building the knowledge acquired at university with room for the articulation of quality and quantity, avoiding the undesirable dichotomy between both aspects.
 
Keywords
Trabalho
Ensino superior
Globalização
Formação técnica
Formação humanística
Work
Higher education
Globalization
Technical formation
Humanistic formation
Language
Portuguese
Collections
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback