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Perfil criativo no empreendedorismo social

Abrir arquivo
ccv_ppgpsico_me_Silvana_MN.pdf (1.436Mb)
Título alternativo
Creative profile on social entrepreneurship
Autor
Nader, Silvana Maria
Orientador
Wechsler, Solange Muglia
Data de publicação
22/02/2018
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
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Resumo

Os empreendedores sociais desempenham o papel de agentes de mudança, adotando a missão de criar e sustentar o valor social, reconhecendo e buscando incansavelmente novas oportunidades para servir a essa missão, contribuindo com políticas públicas e transformação social tanto em nível local como globalmente, gerando impacto e melhorias na sociedade. Para isso, desenvolvem suas atividades por meio de processos inovadores motivados pela paixão por uma missão social. O objetivo dessa pesquisa foi entender o perfil criativo de empreendedores sociais por meio de três estudos qualitativos e, para sua realização, foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da PUC-Campinas. Inicialmente, foi realizada uma revisão conceitual sobre empreendedorismo, perfil psicológico dos empreendedores e o empreendedorismo social sob o enfoque da Criatividade e Psicologia Positiva. No Estudo 1, 8 juízes identificaram as características psicológicas presentes nos depoimentos dos empreendedores sociais protagonistas do documentário “Quem se Importa” e o resultado subsidiou os estudos posteriores. O Estudo 2 comparou o perfil psicológico de 3 Empreendedores Sociais e 3 Empreendedores de Negócio por meio de entrevista, autorrelato de percepção de criatividade, virtudes e forças de caráter além da identificação dos estilos preferenciais de pensar e criar. O Estudo 3 identificou a percepção das equipes subordinadas acerca da criatividade dos empreendedores. Os resultados corroboraram a teoria de que empreendedores sociais e de negócios possuem as características criativas em diferentes níveis e as diferenças referem-se principalmente no sentido de destino criativo. Na auto avaliação, os empreendedores de negócios apresentaram uma frequência maior de características criativas, virtudes e forças de caráter em relação aos empreendedores sociais. As equipes sociais avaliaram seus empreendedores de forma superior às equipes de negócios. Ambos os grupos relacionam a criatividade à solução de problemas, mas os empreendedores sociais demonstraram maior compreensão e a consideram fundamental nos processos de inovação social necessários para melhorias em nossa sociedade.

 

Os empreendedores sociais desempenham o papel de agentes de mudança, adotando a missão de criar e sustentar o valor social, reconhecendo e buscando incansavelmente novas oportunidades para servir a essa missão, contribuindo com políticas públicas e transformação social tanto em nível local como globalmente, gerando impacto e melhorias na sociedade. Para isso, desenvolvem suas atividades por meio de processos inovadores motivados pela paixão por uma missão social. O objetivo dessa pesquisa foi entender o perfil criativo de empreendedores sociais por meio de três estudos qualitativos e, para sua realização, foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da PUC-Campinas. Inicialmente, foi realizada uma revisão conceitual sobre empreendedorismo, perfil psicológico dos empreendedores e o empreendedorismo social sob o enfoque da Criatividade e Psicologia Positiva. No Estudo 1, 8 juízes identificaram as características psicológicas presentes nos depoimentos dos empreendedores sociais protagonistas do documentário “Quem se Importa” e o resultado subsidiou os estudos posteriores. O Estudo 2 comparou o perfil psicológico de 3 Empreendedores Sociais e 3 Empreendedores de Negócio por meio de entrevista, autorrelato de percepção de criatividade, virtudes e forças de caráter além da identificação dos estilos preferenciais de pensar e criar. O Estudo 3 identificou a percepção das equipes subordinadas acerca da criatividade dos empreendedores. Os resultados corroboraram a teoria de que empreendedores sociais e de negócios possuem as características criativas em diferentes níveis e as diferenças referem-se principalmente no sentido de destino criativo. Na auto avaliação, os empreendedores de negócios apresentaram uma frequência maior de características criativas, virtudes e forças de caráter em relação aos empreendedores sociais. As equipes sociais avaliaram seus empreendedores de forma superior às equipes de negócios. Ambos os grupos relacionam a criatividade à solução de problemas, mas os empreendedores sociais demonstraram maior compreensão e a consideram fundamental nos processos de inovação social necessários para melhorias em nossa sociedade.

 
Palavras-chave
Criatividade
Empreendedorismo
Empreendedorismo social
Creativity
Entrepreneurship
Social Entrepreneurship
Linguagem
Português
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