Dissertações
Navegar por
Submissões recentes
-
Concepções de adolescência, saúde mental e bem-estar: um estudo com adolescentes de diferentes contextos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-19)A adolescência é um período de transição do desenvolvimento humano, durante o qual o indivíduo passa por mudanças biológicas, psicológicas e sociais. No Brasil, 30% dos adolescentes apresentam sintomas de transtornos ... -
O psicólogo escolar e a prática na educação: uma revisão de literatura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-11)A presente pesquisa vincula-se ao grupo “Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED)” do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e se insere na ... -
Adaptação brasileira da escala de ajustamento para Crianças e adolescentes - ASCA
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-07)A identificação de comportamentos que impactam o ajustamento de alunos no ambiente escolar é essencial para promover um espaço saudável e produtivo. Os educadores desempenham um papel importante na percepção e manejo ... -
Capacidade dos Professores de Avaliar Mecanismos de Desengajamento Moral no Contexto do Bullying: Desenvolvimento Inicial de um Instrumento
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-09)O bullying é um fenômeno complexo que impacta o desenvolvimento dos estudantes e o bemestar geral da comunidade escolar. Sua ocorrência tem sido relacionada aos oito mecanismos de desengajamento moral propostos pela Teoria ... -
Amor na era digital: violência online no namoro e implicações na saúde mental de estudantes universitários
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-03)A violência no namoro é definida como comportamentos, omissões e atitudes que causam danos físico, sexual ou emocional à parceira ou parceiro em relações ausentes de vínculo marital. No caso da sua manifestação online, ... -
Competências socioemocionais, interesses profissionais e prontidão para a escolha: relações com desempenho escolar
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-16)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na educação básica, reconhecendo sua relevância para desempenho acadêmico, interesses profissionais e ... -
Bem-estar dos trabalhadores individuais sob a perspectiva da teoria da psicologia do trabalhar
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-16)O presente estudo aborda a relevância do trabalho na vida do indivíduo, não apenas como um meio de subsistência, mas também como um elemento constitutivo da identidade e da autopercepção em relação a si mesmo e ao mundo. ... -
Estilos de temperamento e suas relações com interesses profissionais
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-11-28)Este projeto de pesquisa retoma uma contextualização histórica de temperamento e aprofunda-se na descrição deste conceito por parte do autor Thomas Oakland. Este autor descreve o temperamento através de estilos preferenciais ... -
Avaliação do impacto do binge watching na saúde mental: um estudo transcultural com universitários brasileiros e canadenses
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-11)As mídias digitais são ferramentas que fazem parte do cotidiano da sociedade. Diante disso, novos fenômenos emergiram em decorrência de padrões excessivos de consumo de conteúdos online, como o binge watching (BW), que ... -
Brincadeira é coisa séria: pandemia e o brincar na primeira infância
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-03)A presente pesquisa inclui uma revisão sistemática integrativa da literatura sobre a temática dos efeitos da pandemia de COVID-19 na primeira infância e objetiva utilizar a brincadeira como meio para compreender, a partir ... -
Influência do esporte no projeto de vida de adolescentes: um estudo exploratório
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-09-27)O projeto de vida é um conjunto de objetivos, definidos pelo indivíduo, significativos para o eu e para o mundo além do eu. A adolescência é uma fase central para a construção de projetos de vida, os quais podem motivar ... -
Adaptação e evidências de validade de conteúdo da Measure of Adolescent Purpose (MAP)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-09-30)A vida das pessoas é amplamente influenciada pela presença de propósito. Pesquisas empíricas têm repetidamente validado a associação significativa entre propósito de vida e diversos aspectos positivos do desenvolvimento ... -
O sofrimento como mediação da vida cotidiana: significações de adolescentes da escola pública
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-09-24)A presente pesquisa situa-se no campo dos estudos de natureza qualitativa e participativa, caracterizando-se como uma pesquisa-intervenção-arte. Ancorada nos pressupostos teóricometodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, ... -
Escala de triagem de dupla excepcionalidade: construção e estudos psicométricos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-09-30)A dupla excepcionalidade pode ser definida pela ocorrência, combinada, de altas habilidades/superdotação e um déficit, transtorno ou deficiência. Dada essa amplitude de perfis, a avaliação desse quadro se mostra um ... -
Psicologia na escola e ideação suicida: possibilidades de ação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-09-24)O presente estudo visou compreender as possibilidades de ação da psicologia na escola diante da ideação suicida em estudantes do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com desenho de estudo de um caso ... -
O fechamento das escolas e seus efeitos na aprendizagem dos alunos: o que dizem professoras do 6º ano do ensino fundamental
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)Este estudo foi desenvolvido nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e está vinculado ao grupo Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED) do Programa de ... -
Concepções de psicólogas(os) recém-formadas(os) sobre a influência da pandemia da COVID-19 em seus projetos de vida
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-15)Projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas definidas pelo sujeito que seja significativo para o eu e para além do eu. Evidências indicam que a conquista de um espaço profissional vai além do diploma da ... -
Concepções e expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos na transição da adolescência para a vida adulta
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-11)Os pais têm assumido cada vez mais responsabilidades no apoio à trajetória profissional de seus filhos e, nesse sentido, tornam-se protagonistas num processo em que a qualidade do percurso educacional e profissional ... -
Os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)Este estudo objetivou investigar os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público e seu potencial como ferramenta de transformação da relação do sujeito com o conhecimento escolarizado. Frente ao ... -
Instrumentalidade em psicologia: aproximações com sua práxis na realidade brasileira
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-11-07)O objetivo principal desta pesquisa é caracterizar o conceito presente de instrumentalidade em documentos institucionais selecionados da psicologia como orientador de uma prática profissional na realidade brasileira. ...