Psicologia na escola e rede de proteção à infância e adolescência: enfrentando vulnerabilidades
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Título alternativo
School Psychology and childhood and adolescence protection network: facing vulnerabilitiesAutor
Orientador
Guzzo, Raquel Souza LoboData de publicação
14/02/2017Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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O presente trabalho aborda a relação entre uma escola pública de educação integral e os demais equipamentos da rede de proteção à infância e adolescência na região noroeste de Campinas, tendo como objetivo de pesquisa analisar como acontece essa relação. A partir da compreensão acerca das políticas sociais e da necessidade de proteção integral das crianças e adolescentes, considerando-os como seres de direitos, discorremos sobre a intersetorialidade das políticas para que a rede atue de forma a romper com a vulnerabilidade das crianças e suas famílias. Partindo das contribuições da Psicologia Crítica e do Materialismo Histórico Dialético, estivemos presente na escola e na comunidade por meio do Projeto ECOAR – Espaço de Convivência Ação e Reflexão. Foi realizado mapeamento da região, demarcando os serviços existentes no território, conversas com professores e gestores, presença nos TDCs (Trabalho Docente Coletivo), reuniões com famílias e com profissionais da rede de proteção, análise das pastas de estudantes que são acompanhados por algum serviço da rede e entrevista com o Orientador Pedagógico da escola. Todos os procedimentos descritos foram registrados em diários de campo pela equipe do ECOAR e os dados foram considerados por meio da análise construtivo-interpretativa. Os resultados encontrados a partir da análise das fontes demonstraram a desarticulação da rede, a existência de uma cultura patologizante e medicalizante nos serviços, a tendência em se responsabilizar as famílias pelas condições das crianças e a necessidade de que haja mudanças no cotidiano das instituições para que a articulação intersetorial aconteça. Percebemos que as possibilidades de atuação da psicologia escolar diante deste cenário são diversas, desde que, cientes das contradições presente no sistema capitalista, adotemos práticas baseadas na cooperação e diálogo, visando fortalecermos uns aos outros e somando esforços para construirmos, juntos, uma educação que dialogue com as demandas de vida da população brasileira.
This study deals with the relation between full-time public school and the childhood and adolescence network protection in the northeast region in Campinas, Brazil. This research’s goal is to investigate how this relation happens and what is the school psychology’s role when facing this scenario. Starting from the comprehension concerning social politics and the need of children and adolescents’ full protection and considering them as human beings with rights, we aim at discourse about politics’ intersectoriality, thus the network may act by means of breaking with the vulnerabilities concerning children and their families. Based on the studies from the Critical Psychology and the Dialectical Historic Materialism we have been present at the school and the community through the ECOAR Project – Convenience Action and Reflection Space. The region’s mapping was made to delimit the existing services on the territory, also there were conversations with teachers and managers, observation on the TDCs (Collective Teacher Work), there were meetings with the families and the protection network, analysis of student’s folders who are accompanied by some network service and interviews with the Pedagogical Counsellor at the school. All the procedures previously described were registered in diaries by the ECOAR team and the data was considered by means of constructive-interpretative analysis. The results found from the sources analyzed showed a disarticulation inside the network, the existence of a pathologizing and medicalized culture in the services, the tendency of blaming families for children’s conditions and at last the need for changes inside the institutions so it will be possible to have intersectoral articulation. We understand that in this scenario, school psychology acting possibilities are diverse, as long as professionals in this area are aware of the contractions on the capitalist system and by doing so they adopt practices based on cooperation and dialogues, aiming at enhancing each other and adding up efforts to build, together, an education capable to dialogue with life demands from Brazilian population.
Palavras-chave
Rede de ProteçãoInfância e adolescência
Psicólogo Escolar
Vulnerabilidades
Protection network
Childhood and adolescence
School Psychologist
Vulnerabilities