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Relatório final do projeto experimental da Agência O2 para a marca Frontline

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elc_publicidade_tcc_kuhl_am.pdf (11.72Mb)
Autor
Kühl, Afonso Mascarelo
Horácio, Breno Luigi Romanetto
Brombim, Elisa Beatriz
Lopes, Lara Carvalho de Freitas
Furtado, Mylena Gomes
Santos, Raquel Gonçalves dos
Orientador
Martins, Felipe Mattei
Data de publicação
01/12/2020
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

O presente trabalho tem por finalidade reposicionar a marca Frontline e seu produto – medicamento ectoparasiticida – no mercado consumidor veterinário, tornando-a atrativa à compra e segura quanto à sua atuação. Frontline foi o primeiro ectoparasiticida do mundo, de maneira que todas as derivações presentes no atual mercado concorrente direto ou indireto variam de sua originalidade. Sob a atual patente do grupo farmacêutico alemão Boehringer Ingelheim, no Brasil, a marca enfrenta momento de declínio, conforme evidenciam pesquisas de fontes primárias e secundárias realizadas pela agência, além da redução de market share em 8% entre os anos de 2018 e 2019. Embasados nos resultados destas mesmas pesquisas, foram desenvolvidos perfis de consumidores primários e secundários. Analisando o micro e o macro ambientes, as forças e fraquezas de Frontline foram identificadas, examinadas e categorizadas por relevância de atuação. Com a união destas duas variáveis definidas – público-alvo + forças e fraquezas – deu-se o desenvolvimento das estratégias de marketing e comunicação, necessárias ao reposicionamento da marca. A ação criativa fundamentou-se no termo “coceira”. O planejamento estratégico contempla ações em mídia via YouTube, Instagram, Facebook, Tik Tok, Google, Mídia de geolocalização e TV aberta no período de março de 2021 a fevereiro de 2022, e também ações de marketing promocional abrangendo consumidor; veterinário; distribuidor e vendedor, no período de março de 2021 a dezembro do mesmo ano. Como resultado espera-se não somente o reposicionamento da marca, mas também o fortalecimento de brand equity.

 

The purpose of this campaign is to reposition the Frontline brand and its product – ectoparasiticide medicine – in the veterinary consumer market, making it attractive for buying and also recognized in terms of performance. Frontline was the first ectoparasiticide in the world, hence all existing derivations in the current direct or indirect competing market vary from its originality. Under the current German pharmaceutical group Boehringer Ingelheim patent, in Brazil, the brand faces a declining moment, with a 8% market share reduction between the years 2018 and 2019, as evidenced by researches with primary and secondary sources carried out by our agency. Based on the results of these surveys, the profiles of primary and secondary consumers have been identified. Studying the micro and macro environments, Frontline’s strengths and weaknesses were identified, analyzed and categorized by their relevance. Upon the acknowledgement of these defined variables – target + stregths and weaknesses – the marketing and communication strategies necessary to reposition the brand have been developed. The creative action was based on the term “itch”. The strategic planning includes media actions via YouTube, Instagram, Facebook, Tik Tok, Google, Geolocation Media and open TV, to happen from March 2021 to February 2022. Additionally, the promotional marketing actions covering consumers; veterinarians; distributors and salespeople, taking place from March to December 2021. As a result, it is expected not only the repositioning of the brand, but also the brand equity strengthening.

 
Palavras-chave
Medicamento veterinário
Medicamento anti-pulgas
Pulga
Carrapato
Medicamento pet
Veterinary medicine
Anti-flea medication
Fleas
Tick
Pet medicine
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • TCC - Publicidade e Propaganda

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