dc.contributor.advisor | Henriques de Carvalho, Marcius Fabius | |
dc.contributor.author | Colepicolo, Marcio | |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T13:23:51Z | |
dc.date.available | 2024-10-09T13:23:51Z | |
dc.date.issued | 2023-12-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17365 | |
dc.description.abstract | O projeto de engenharia de sistemas automotivos com aplicações de software embarcado vem
exigindo o estabelecimento de requisitos e funcionalidades de software complexas,
especificados de forma colaborativa por sistemistas e montadoras automotivas, que geram
custos no desenvolvimento e manutenção das funcionalidades. O fator da qualidade de
software é um diferencial competitivo a ser considerado pelas empresas, uma vez que a
qualidade inadequada pode causar mau funcionamento do produto, custos adicionais de
reparo e prejuízos incalculáveis de imagem para a montadora automotiva. No sentido de
identificar inadequabilidades das funcionalidades, métodos de classificação e priorização de
tratamento de riscos são utilizados como mecanismos de prevenção de problemas e melhoria
contínua dos processos e produtos. Este trabalho discute vantagens e desvantagens da
aplicação do método Failure Mode and Effect Analysis (FMEA), amplamente empregado no
segmento automotivo e o FMEA estendido como ferramenta para identificação e mitigação
das falhas no desenvolvimento de funcionalidades de software. A seguir o método de análise
de envoltória de dados Data Envelopment Analysis (DEA) é utilizado como uma forma de
avaliação mais completa por permitir a hierarquização das funcionalidades por eficiência e
indicar em que e o quanto uma funcionalidade ineficiente deve evoluir para se tornar
eficiente. Os resultados apresentados demonstram que a aplicação dos métodos FMEA e DEA
contribuem para a análise de risco, tratamento das falhas e priorização das funcionalidades de
software, se tornando essenciais na proposição de ações de melhoria no desenvolvimento em
aplicações de software embarcado. | pt_BR |
dc.description.abstract | The engineering project of automotive systems with embedded software applications has
required the establishment of complex software requirements and functionalities, specified
collaboratively by systemists and automotive manufacturers, which generate costs in the
development and maintenance of functionalities. The software quality factor is a competitive
differentiator to be considered by companies, since inadequate quality can cause product
malfunction, additional repair costs and incalculable image losses for the automotive
manufacturer. In order to identify inadequacies in functionalities, risk classification and
prioritization methods are used as mechanisms for preventing problems and continuously
improving processes and products. This work discusses advantages and disadvantages of
applying the Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) method, widely used in the
automotive segment, and the extended FMEA as a tool for identifying and mitigating failures
in the development of software features. Additionally, the method Data Envelopment
Analysis (DEA) is used as a more complete form of evaluation as it allows the ranking of
functionalities by efficiency and indicates by what and how much an inefficient functionality
must evolve to become efficient. The results presented demonstrate that the application of
FMEA and DEA methods contribute to risk analysis, treatment of failures and prioritization
of software functionalities, becoming essential in proposing improvement actions in the
development of embedded software applications. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | FMEA | pt_BR |
dc.subject | DEA | pt_BR |
dc.subject | Análise de Risco | pt_BR |
dc.subject | Tomada de decisão | pt_BR |
dc.subject | Priorização de Funcionalidades | pt_BR |
dc.subject | Risk Analysis | pt_BR |
dc.subject | Making Decision | pt_BR |
dc.subject | Funcionalities Prioritization | pt_BR |
dc.title | Metodologias para análise de risco e priorização do tratamento de falhas das funcionalidades de software | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 1151248228932547 | pt_BR |
puc.referee | Mota, Lia Toledo Moreira | |
puc.referee | Cardoso Junior, Jarbas Lopes | |
puc.refereeLattes | 8939028509133059 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3089352247066003 | pt_BR |
puc.center | Escola Politécnica | pt_BR |
puc.graduateProgram | Gestão de Redes de Telecomunicações | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |