• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Faculdade de Educação
  • TCC - Pedagogia
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Faculdade de Educação
  • TCC - Pedagogia
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A intencionalidade na prática com desenho para crianças do 1º ano do ensino fundamental I

Abrir arquivo
hjs_pedagogia_tcc_fiorin_np.pdf (433.0Kb)
Autor
Fiorin, Natasha Pereira
Orientador
Godoy, Eliete Aparecida de
Data de publicação
05/12/2023
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

As contribuições e experiências envolvendo desenhos no trabalho pedagógico do professor, com crianças, é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem desses sujeitos no seu processo de ensino. Esta investigação tem como objetivo compreender a importância da intencionalidade na prática educativa com a linguagem, especificamente o desenho, envolvendo as crianças do 1º ano no ensino fundamental I. E para alcançar esse objetivo foram realizadas entrevistas com o cunho qualitativo envolvendo relatos das professoras que são formadas em pedagogia e que atuam no 1º ano dos anos iniciais, na cidade de Campinas. Os resultados evidenciaram que na faixa etária pesquisada, a linguagem que mais é evidenciada é a linguagem gestual, de corporeidade, movimento do corpo, percebida pelos sentidos (visão, audição, tato e olfato e paladar) que se manifestam nas brincadeiras, na expressão, criação, musicalização, imagens, arte, na coordenação motora e cognitiva, já que essa criança é vinda da educação infantil. A importância da prática com desenho, é que as crianças necessitam se expressar e por essa prática representam aspectos da cultura, da história, de coisas que já assistiram, da família, manifestam sentimentos e expressões, criam e aprendem noções de espaços, fazem uso de cores e etc. Porém há crianças com repertório limitado e que se faz necessário o olhar atento do professor para as particularidades, aos recursos que as escolas oferecem, para benefício do sujeito e que o mesmo possa construir e entender a realidade que o cerca. No 1º ano há a alfabetização da representação das letras, frases e a representação gráfica do desenho pode ser um aporte para a exploração, aprendizagem e desenvolvimento da escrita. Considera-se que os dados obtidos com a pesquisa mostram que as linguagens são meios de comunicação e que devem ser sempre estudadas e exploradas pelo professor. É pela linguagem gráfica do desenho que as crianças podem apresentar muitos aspectos positivos se forem abordados com o professor de na prática intencional, ou seja, que tenha um significado e uma proposta pedagógica, podendo interferir nas relações desse sujeito, na autonomia, nas decisões e no senso crítico.

Palavras-chave
Prática com desenho
Aprendizagem
Intencionalidade
Alfabetização
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • TCC - Pedagogia

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião