• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A fama da máquina televisiva: análise estilística do programa do SBT

Abrir arquivo
elc_ppglimiar_artigo_hergesel_jplm (6)_JOAO HERGESEL.pdf (967.6Kb)
elc_ppglimiar_artigo_hergesel_jplm (7)_JOAO HERGESEL.pdf (323.2Kb)
Título alternativo
The fame of the tv machine: stylistic analysis of the SBT’s show
Autor
Hergesel, João Paulo
Ferraraz, Rogério
Data de publicação
14/07/2017
Tipo de conteúdo
Artigo
Programa de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e Arte
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
O Máquina da Fama é um programa de auditório que consiste na competição entre covers e na transformação de artistas convidados em fenômenos do cenário musical. Fechando o ano de 2015 na vice-liderança em audiência e iniciando 2016 com constantes vitórias sobre Xuxa, o formato é responsável por momentos marcantes na história contemporânea do SBT. Levando isso em consideração, questionou-se como os recursos expressivos utilizados por essa narrativa sugerem atingir a sensibilidade do telespectador. Para tentar responder a essa indagação, analisou-se um trecho do programa em que a apresentadora Patrícia Abravanel estabelece diálogo com ela própria, como se fossem personalidades distintas, antes de executar a tarefa de imitar a cantora Beyoncé.
 
Máquina da Fama (Fame Machine) is a reality show about the competition between artists performing cover versions and the transformation of guest artists onto music scene phenomena. By the end of 2015 the show was the second most seen by the audience and in the beginning of 2016 it beat Xuxa's TV show several times. The format is responsible for notable moments in TV channel SBT’s contemporary history. As Máquina da Fama has become a hit on Brazilian television, this research sought to understand how the expressive resources used by this narrative appeal to the sensibility of the viewer. To answer that question the paper analyzes one episode in which the hostess Patrícia Abravanel establishes dialogue with herself, as if they were distinct personalities, before performing Beyoncé
 
Palavras-chave
Audiovisual
Televisão
SBT
Narrativas midiáticas
Estilística
Television
Media Narratives
Stylistics
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião