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A fama da máquina televisiva: análise estilística do programa do SBT

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elc_ppglimiar_artigo_hergesel_jplm (6)_JOAO HERGESEL.pdf (967.6Kb)
elc_ppglimiar_artigo_hergesel_jplm (7)_JOAO HERGESEL.pdf (323.2Kb)
Alternative Title
The fame of the tv machine: stylistic analysis of the SBT’s show
Author
Hergesel, João Paulo
Ferraraz, Rogério
Date
14/07/2017
Content Type
Artigo
Postgraduate Program
Linguagens, Mídia e Arte
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract
O Máquina da Fama é um programa de auditório que consiste na competição entre covers e na transformação de artistas convidados em fenômenos do cenário musical. Fechando o ano de 2015 na vice-liderança em audiência e iniciando 2016 com constantes vitórias sobre Xuxa, o formato é responsável por momentos marcantes na história contemporânea do SBT. Levando isso em consideração, questionou-se como os recursos expressivos utilizados por essa narrativa sugerem atingir a sensibilidade do telespectador. Para tentar responder a essa indagação, analisou-se um trecho do programa em que a apresentadora Patrícia Abravanel estabelece diálogo com ela própria, como se fossem personalidades distintas, antes de executar a tarefa de imitar a cantora Beyoncé.
 
Máquina da Fama (Fame Machine) is a reality show about the competition between artists performing cover versions and the transformation of guest artists onto music scene phenomena. By the end of 2015 the show was the second most seen by the audience and in the beginning of 2016 it beat Xuxa's TV show several times. The format is responsible for notable moments in TV channel SBT’s contemporary history. As Máquina da Fama has become a hit on Brazilian television, this research sought to understand how the expressive resources used by this narrative appeal to the sensibility of the viewer. To answer that question the paper analyzes one episode in which the hostess Patrícia Abravanel establishes dialogue with herself, as if they were distinct personalities, before performing Beyoncé
 
Keywords
Audiovisual
Televisão
SBT
Narrativas midiáticas
Estilística
Television
Media Narratives
Stylistics
Language
Portuguese
Sponsor
Não recebi financiamento
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