Brincadeira é coisa séria: pandemia e o brincar na primeira infância
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Autor
Silbiger, Júlia
Orientador
Guzzo, Raquel Souza LoboData de publicação
03/12/2024Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
PsicologiaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa inclui uma revisão sistemática integrativa da literatura sobre a temática
dos efeitos da pandemia de COVID-19 na primeira infância e objetiva utilizar a brincadeira
como meio para compreender, a partir da perspectiva de uma turma de crianças de 6 e 7 anos
matriculadas em uma escola da rede pública do interior do Estado de São Paulo, e como a
pandemia de COVID-19 afetou suas vidas. Para isso, foram realizadas intervenções em
formato de rodas de conversa, com perguntas disparadoras, em 3 momentos distintos e
consecutivos, nos quais as crianças foram indagadas sobre como brincavam antes, durante e
depois da pandemia. Os resultados obtidos nas intervenções foram analisados,
posteriormente, com a Metodologia Construtivo-Interpretativa de González-Rey e
comparados com os dados obtidos na revisão sistemática integrativa. Pode-se concluir que
os participantes mantiveram suas principais formas de brincadeira durante a pandemia, bem
como tiveram interações com pares durante esse período, de modo que a brincadeira se
mostrou um instrumento importante para pesquisar a realidade cotidiana de crianças, seja
em relação ao passado ou em relação ao momento presente. This research includes an integrative systematic review of the literature on the subject of the
effects of the COVID-19 pandemic on early childhood and aims to use play as a means of
understanding, from the perspective of a class of 6- and 7-year-old children enrolled in a
public school in the interior of the state of São Paulo, how the COVID-19 pandemic has
affected their lives. To this end, interventions were carried out in the form of conversation
circles, with triggering questions, at 3 different and consecutive moments, in which the
children were asked about how they played before, during and after the pandemic. The
results obtained in the interventions were later analyzed using González-Rey's ConstructiveInterpretive Methodology and compared with the data obtained in the integrative systematic
review. It can be concluded that the participants maintained their main forms of play during
the pandemic, as well as having interactions with peers during this period, so that play proved
to be an important tool for researching the daily reality of children, whether in relation to the
past or the present moment.
Palavras-chave
BrincadeiraPsicologia escolar
Pandemia
Desenvolvimento infantil
Psicologia crítica
Play
School psychology
Pandemic
Child development
Critical psychology